quinta-feira, 21 de setembro de 2023

VAIDADE


Sou uma pessoa reservada ao extremo, mas quando recebo elogios sinceros de dois dos mais competentes jornalistas sobre os meus textos, como o Osmar do site Mídia Hoje e a Valéria del Cueto, ex da TV Globo, balanço para não cometer o pecado venial.


O escritor Fernando Tadeu de Miranda Borges me diz que os cronistas estão desaparecendo em nossa cidade e implora para eu não deixar de escrever.


Vou continuar escrevendo, pois na minha maturidade descobri que tenho o “dom” de escrever e fiquei viciado.


Escrevo desesperadamente pelo vício, para meus leitores julgarem.


Às vezes gosto do que escrevo, outras vezes, nem tanto assim.


Não descobri ainda qual o melhor horário para trabalhar e o meu cérebro não tem preferência para fluir uma crônica.


Quem faz a diferença para o horário de trabalhar é o calor desumano que faz em nossa cidade.


Sou da geração que a arte de falar bem em público era apanágio dos advogados, e os meninos que eram oradores das suas turmas do ginásio procuravam o curso de Direito para completarem os seus estudos.


Os craques em matemática e desenho, iam direto para o curso de Engenharia Civil.


Os sem habilidades só poderiam ser médicos, ou seguiam a carreira militar.


Como eu não discursava, não possuía habilidades no desenho e matemática, e não gostaria de me tornar um ser errante, fui para a medicina.


Nunca poderia imaginar que depois de aposentado das minhas funções profissionais de médico seria um cronista produtivo do cotidiano.


Até discursar de improviso a vida me ensinou e fui obrigado a fazer muitos na minha vida pública.


Ouvia os antigos dizerem que a vida é a nossa melhor escola, nos ensinando a viver, o que a escola tradicional não sabe.


“Deixa que a vida ensina”, ouvia sempre da minha mãe para nos educar.


Não tenho vaidade, embora sempre seja desafiado pelos capetas, para cometer o pecado venial, que me salva do inferno, com estágio no purgatório para chegar no Reino dos Céus.


Gabriel Novis Neves

05-09-2023


Ilustrações sobre a vaidade 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.