sexta-feira, 8 de setembro de 2023

O GRANDE DIA


De uns anos para cá passei a chamar os sábados pela manhã de início de o grande dia.


A casa no dia anterior passa por profunda faxina, com a necessidade de um auxiliar para cuidar dos livros do meu escritório do andar superior e da área do jardim.


No grande dia é lá que as crianças brincam e choram quando têm que voltar para casa.


Antigamente elas brincavam no quarto de hóspedes, hoje totalmente desativado com a morte do tio Pace.


Relendo uma antiga crônica, eu escrevia da importância de brincar para uma criança se desenvolver psiquicamente.


Para os índios que habitam o Xingu, os velhos da tribo ensinam as crianças a nadar, pescar, caçar e brincar para o seu perfeito desenvolvimento psicossocial.


Meus bisnetos são crianças que sabem nadar e brincar mais que pescar e caçar, por motivos óbvios.


Considero-os metade de um indiozinho com tudo de bom que a natureza tem a nos ofertar.


O meio ambiente é o nosso grande professor sobre todos os aspectos.


Não à toa minha casa está abarrotada de plantas e flores as mais lindas.


Meus bisnetos mesmo cedinho começam a entender o significado de beleza.


As Marias saberão reagir quando as pessoas a chamarem de lindas, pois se lembrarão das orquídeas da casa do biso.


No grande dia, antes da chegada das minhas crianças brinco no computador, pois brincar não é proibido aos idosos.


Já fui alertado para dar uma folga para o meu notebook, pois isso me faria bem à saúde.


O que farei nesse casarão sozinho com todo esse calorão?


Conversar com as paredes, importunar alguém pelo celular, pedir ao vizinho o jornal de ontem de São Paulo, ou ler um desses livros densos?


Minha companheira que é a cozinheira me diz que o almoço está quase pronto e dos presentes que ganhei: uma linda orquídea branca e farofa de dois sabores de uma recente fábrica de farofas, instalada aqui.


Não foi preciso ligar a TV para assistir aos jogos do campeonato de futebol da Arábia Saudita.


As crianças chegaram e o grande dia teve o seu início.


Gabriel Novis Neves

26-08-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.