segunda-feira, 4 de setembro de 2023

REVISTA DA ACADEMIA DE MEDICINA DE MT


Li a edição especial da revista da academia de medicina, de entrevistas com cinco ex-presidentes.


O editor-chefe é o nosso colega Dr. Luiz César Nazário Scala e a apresentação da revista, que deverá ser anual, é do nosso presidente atual Dr. Alberto Carvalho de Almeida.


As entrevistas foram feitas pelo escritor, professor de economia da UFMT Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges.


O Dr. Scala, com perfeição, fez um resumo das entrevistas.


A Academia concedeu o título de Sócio Benemérito ao prof. Fernando Tadeu e ao prof. Waltenir de Bragança.


Prestou homenagem póstuma aos colegas Augusto César de Oliveira e José Fernando Maia Vinagre.


Não gostei de ler a minha entrevista, embora ela traduzisse com absoluta perfeição tudo que disse e está gravado.


Achei-a muito longa, repetitiva e cansativa.


Não gosto de assistir e de ler as minhas entrevistas, acho que sempre as minhas respostas poderiam ser melhores e mais simples e inteligentes.


Não sei se estou cansado de contar a história da minha vida que não sai da linha da mesmice, sabendo que muito pouco tive condições de realizar.


Daqui pra frente nada de importante farei pela sociedade, vivendo egoisticamente no seio da minha família onde sou amado e os amo muito.


O Youtube está cheio de entrevistas minhas e eu não tenho paciência ou desejo de assisti-las.


É um legado que deixarei aos meus netos e bisnetos, para me conhecerem.


As minhas crônicas que publico diariamente, gosto de lê-las depois de publicadas, embora muitas das antigas, quando escrevia sobre política partidária, hoje não escreveria mais.


O meu forte é o cotidiano que sempre avança de uma maneira curiosa e não programada.


Embora escreva muito sobre o meu passado, pois gosto e acho necessário, nas entrevistas especialmente, nas pontuais, como no caso da revista da academia de medicina de MT, ou sobre o ensino superior em um Estado (MT) não dividido, não acho interessantes, muito pelo contrário.


Também me cansa relatar a minha experiência na direção do antigo Hospital Colônia de Alienados do Coxipó da Ponte em 1966.


Todas as entrevistas dos quadro ex-presidentes foram excelentes.


São de famílias não ricas do interior do Brasil, e tiveram que lutar muito para vencerem na medicina, profissão que escolheram quando jovens.


Todos nasceram em cidades que não possuíam curso superior.


A maioria estudou no Rio de Janeiro e um apenas em São Paulo tendo escolhido Cuiabá para trabalhar e viver, que foi o doutor Adena.


Ao finalizar um registro pela grande erudição humanística do Dr.José Almir Adena!


É um médico-letrado!


E a revista primeira da academia de medicina, está excelente.


Gabriel Novis Neves

19-08-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.