domingo, 17 de setembro de 2023

PERDIDA EM PRAHA - PRAGA


A escritora cuiabana Sueli Rondon não precisa de apresentações, pois, após o lançamento do seu livro de contos e outras histórias chamado A CASA DA ESQUINA, se fez muito conhecida no mundo das letras.


Agradeço a sua generosidade de me enviar sua produção de contos e histórias, e autorização para publicá-las em meu blog.


“O grupo da excursão era grande, brasileiros ansiosos para conhecer o Leste Europeu.


Já havíamos passado por Bratislava, Viena, Hungria e finalmente Praga, Capital da República Tcheca.


Um lugar de muita preservação histórica, muitas igrejas e muita fé, o que agradou muito os brasileiros cristãos do grupo.


Havia pessoas do Rio de Janeiro, de Porto Alegre, um grupo de Pernambuco, um casal de Malta e um casal de Portugueses, aliás muito simpáticos.


O grupo se identificou logo, e a amizade e simpatia foi recíproca.


Após os procedimentos de praxe no hotel, combinamos um jantar todo grupo em um restaurante típico local.


Ocupamos uma longa mesa comprida e fizemos os pedidos.


Ao descobrir que Rita de Cássia, do Rio, estava de aniversário, pedimos aos dois guitarristas do local tocarem" Volare" e acompanhamos a música batendo Palmas, seguido de parabéns a você. 


O ambiente que era circunspecto, ficou festivo!


Todas as mesas voltaram os olhares para nós, já sabiam que éramos brasileiros pela alegria contagiante.


Ao pagarmos a conta o gerente pessoalmente dirigiu-se ao nosso grupo e balbuciou um muito obrigado num português enrolado.


Brasileiro é alegre e expansivo por natureza!


No dia seguinte saímos com o guia turístico para um passeio ao centro da cidade onde havia a Praça da Prefeitura e a grande atração:


Um relógio medieval que apontava as horas, com cada hora representada por um apóstolo que ao soar as horas saía num patamar no lugar onde estava o algaritimo romano e tomava seu lugar por alguns segundos recolhendo-se depois para dentro do relógio novamente.


Era uma das maiores atrações da praça, e havia uma aglomeração de grupos turísticos naquele local.


Já a Igreja Nossa Senhora do Loreto é um centro de peregrinação mais importante de Praga, havendo uma réplica da casa onde Nossa Senhora viveu e recebeu o anjo da Anunciação.


Uma casa bem simples e rústica, mas segundo os guias a mais fiel réplica da casa onde viveu Nossa Senhora! 


Praga tem uma cristandade que para mim, católica foi surpreendente!


Tantas igrejas, mosteiros e santos em fontes, pátios e pontes.


O Santuário do Menino Jesus de Praga é muito visitado, abrigado na Igreja de Nossa Senhora Virtuosa!


Atribui-se ao menino Jesus de Praga, inúmeros milagres e foi introduzido no Brasil, por intermédio dos freis Carmelitas!


Muita informação e lindas igrejas de estilo gótico!


Havia muita coisa a vivenciar e olhar, tentar anotar, fotografar e acompanhar a excursão.


Eu estava na Praça da Prefeitura admirando o relógio medieval.


Não sei quanto tempo fiquei ali extasiada, e quando vi um grupo deslocar-se juntei-me a ele.


Após várias caminhadas fui percebendo diferenças nos membros do grupo.


Nenhuma figura me era familiar. Mudei de grupo fui pra outra direção e nada.


Depois de várias tentativas de encontrar meu grupo dirigi-me a um estabelecimento que vendia lanches:


- Hi

- I lost my husband

- Do you have wi fi?


Solícito o senhor me deu a senha.


E eu não conseguia a ligação de jeito nenhum com Nelson.


Não sabia o nome do hotel onde estava hospedada nome difícil e sem cartão de crédito. 


Tudo nas mãos de Nelson.


Agradeci a solicitude do Senhor tcheco e continuei caminhando.


Já havia se passado quase uma hora e o tempo ameaçava escurecer.


Mais uma tentativa pensei: Senão, vou pra porta de uma igreja dormir lá.


Comecei a andar mais apressada, agucei os ouvidos e saí quase correndo em meio a vários grupos.


Se eu escutar algum sotaque português ou espanhol vou contar minha história e pedir ajuda.


O plano ajudou na terceira tentativa.


Um casal alto, louros à minha frente de mãos dadas falavam um português rápido diferenciado, mas era português enfim!


Aproximei-me deles contei a minha história: brasileira perdida do grupo etc.


Eles foram tão solícitos, pediu o número do telefone de Nelson e disse: Estou com a vossa esposa perdida aqui na ponte tal.


Combinaram um lugar para fazer a entrega no caso, eu.


Eram portugueses, trabalhavam na TAP, estavam noivos e tiraram o fim de semana para passear em Praga.


Entrega feita, eu não tinha palavras para agradecer a gentileza e solicitude.


Nunca mais viajei sem endereço do hotel onde estou hospedada, cartão crédito internacional e celular habilitado para viagens no exterior.


Minha amiga falou: Ah Sueli você é chik!


Mil vezes perdida em Praga que em Várzea Grande. Kkkk”


Gabriel Novis Neves

27-07-2023





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.