quarta-feira, 27 de setembro de 2023

ARTES GRÁFICAS


Interessante a reação dos leitores quando leem as artes gráficas que publico no final das crônicas.


Alguns dias estão riquíssimas em reflexões, como a de quando escrevi “COISAS”.


Quando o assunto é história, são inúmeras as fotos da Cuiabá antiga, verdadeiras pérolas do passado.


Se eu conto que não realizei um sonho desejado, a ilustração é de uma foto minha ao violão com o professor.


Assim fluem as crônicas diárias sempre com um trabalho de arte do editor do blog.


O máximo que faço para atrair os leitores é produzir uma crônica leve, de fácil leitura, bem ao meu estilo de escrever.


Às vezes forneço fotos relacionadas a minha biografia, e as escolha dela ou delas é decisão do editor.


Fico tranquilo, pois ele é um “expert” nessa área de arte visual também.


Um professor de português aposentado da nossa universidade, Germano Aleixo Filho, me disse que ninguém tem tempo para ler uma crônica de quarenta linhas, e a maioria não presta atenção no trabalho de artes no final delas, e preferem o ‘tik-toc’ de duração inferior a um minuto.


Para resolver essa verdadeira tragédia da leitura, ele se modernizou para comunicar com os amigos, escrevendo “Gotas de afeto” de curtíssima duração.


O conteúdo é sempre uma reflexão de poetas, pensadores, que falam à nossa alma.


Vou transcrever a mais recente “Gotas de Afeto” que recebi:


“Se a persistência não nos for companhia, nada se alcança. Pergunte a quem de ‘sucesso’ qual o motivo. Tudo reside na ‘dedicação’, dirá. Do Pequeno Príncipe, ecoa a pérola: ‘Foi o tempo que ‘dedicaste’ à tua rosa que a fez tão importante’.


Em apenas quatro linhas, atingiu fácil a imaginação dos leitores.


Vou tentar reduzir mais as minhas crônicas de quarenta linhas, e solicitar ao editor do blog, que aumente as gravuras que traduzem mais que os textos publicados.


Esse pedido é feito de todo meu coração que não é de papel, mas, de afetos.


Gabriel Novis Neves

24-09-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.