quinta-feira, 14 de setembro de 2023

ARRUMAÇÃO DA CASA


Fui educado em uma família com pais que tinham por hábito comemorar as datas dos aniversários dos seus nove filhos com uma simples reunião em casa.


A lembrança mais antiga que guardo é um retrato da Kodak do aniversário do meu terceiro ano de vida.


Morava na rua de Baixo e a minha mãe havia preparado tudo.


Desde a arrumação da casa, a mesa de bolo e salgadinhos, feitos por ela.


Tudo era feito em casa e não se comprava nada na rua.


Depois que me casei, continuei com esse hábito de comemorar os aniversários dos meus três filhos em casa, porém os salgadinhos eram encomendados, geralmente para Terezinha Vieira, na época a nº 1 de Cuiabá.


Tenho um retrato de 7 de setembro de 1964 do primeiro aniversário da minha filha Monica, realizado na casinha de oitenta metros quadrados da rua Floriano Peixoto.


Eu estava de pé com a minha filha nos braços e a Regina com um barrigão ao meu lado, pois Ricardo nasceu seis dias depois, no dia 13 de setembro de 1965.


Ambos de partos normais, na Maternidade de Cuiabá assistidos pelo Dr. Clóvis Pitaluga de Moura, que se tornou meu compadre.


A foto agora histórica, já que em Cuiabá não faz mais frio, é que todos que ocupavam o pequeno espaço da minha casinha estavam com roupas e casacos de frio.


Mudamos para o Porto e sempre comemoramos os aniversários em casa.


Vieram os primeiros netos e a tradição foi mantida.


Os meus bisnetos romperam com a tradição e seus aniversários são realizados nos bufes.


Os tempos são outros e tudo mudou.


Minha filha casou-se na igreja e os noivos receberam os cumprimentos no pátio, sendo servido uma taça de champanha com finos biscoitos importados.


Os íntimos, inclusive os que vieram de fora, lotaram os salões e demais dependências da minha ampla casa na rua Major Gama.


Para atender a emergência gastronômica, pois os convidados estavam com fome, surge a Terezinha Vieira que preparou um panelão de macarronada, a mais deliciosa que comi em minha vida e satisfazendo todos os presentes.


Minhas netas casaram-se em clubes e bufes da nossa cidade.


No próximo mês uma das minhas netas está convidando para a recepção do seu casamento, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.


Sou do tempo que se fazia arrumação da casa para as festas.


Os tempos mudaram mesmo!


Gabriel Novis Neves

06-09-023







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.