segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SUPERAÇÃO

Emocionante ver pessoas simples, como um coletor de lixo vindo de uma cidade do interior do Brasil, conseguir chegar em sexto lugar numa maratona mundial.
Em sétimo chegou seu companheiro, também muito humilde e, atualmente, cursando uma faculdade de educação física.
Fizeram questão de cruzar a linha de chegada de mãos dadas, num nítido recado da superação que os une.
O agradecimento dos dois brasileiros foi feito em palavras toscas, mal articuladas, num português cheio de erros, mas com uma emoção raramente vista em eventos dessa categoria.
Cientes estavam do árduo caminho percorrido por jovens oriundos das classes pobres de países em desenvolvimento e que, de repente, se veem com uma visibilidade mundial ao se classificarem na maratona de Moscou.
Imagine-se que a uma hora da partida, alguns atletas mais gabaritados, já conseguiam chegar a uma velocidade de corrida de 19 km por hora , coisa inimaginável nas nossas esteiras de treinamento.
Junto com eles, não consegui conter as lágrimas.
Como se não bastasse, câmeras acompanharam, por mais de duas horas a maratona, proporcionando a todos um passeio por aquela deslumbrante metrópole.
Em uma manhã de verão ensolarada, com temperatura de vinte e quatro graus, no “caminhar” por suas largas avenidas, pudemos admirar suas belas catedrais, o deslumbrante parque Gorki, o Kremlin com seus telhados verdes, o rio Moscou dividindo a cidade. A impressionante estatueta de Pedro, O Grande, que, com uma altura de noventa e sete metros, colocada em 1997 no meio do rio, completava o cenário de grandiosidade e rara beleza.
Como sempre, mais uma maratona vencida por um africano de Uganda, logo seguido por outro, da Etiópia.
Com certeza, o sistema ósseo articular desses povos deve ter diferenças nítidas com relação ao nosso.
Possivelmente, no enfrentamento diário com felinos corredores sofreram mutações sucessivas necessárias à sobrevivência.
Enfim, no meio de tanto tumulto e de tanto desencanto que se vislumbram em várias partes do mundo, um bálsamo para os nossos olhos e sentidos esse espetáculo da maratona de Moscou.

Gabriel Novis Neves
17-08-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.