segunda-feira, 5 de agosto de 2013

RACISMO

Nem a eleição, seguida por uma reeleição, de um presidente negro nos Estados Unidos - debaixo de  uma grande comoção - conseguiu mitigar a sede de ódio racial na imensa maioria de seus habitantes.
Afinal, seguem com muita frequência, os crimes por razões eminentemente raciais. A absolvição do assassino branco de um jovem negro de 17 anos nos EUA, apenas por parecer um elemento suspeito, reacendeu o forte preconceito racial.
Assim, são perfeitamente compreensíveis as manifestações de revolta que ocorreram em várias cidades do país. A população foi para as ruas contestar aquela decisão.
Segundo as leis daquele paraíso mundial do consumo, há justificativa para que o cidadão, supostamente ameaçado, possa reagir previamente utilizando armas  de fogo. A permissividade com relação a esse uso é total para toda a população.
Quantos anos mais serão necessários para que nossos vizinhos americanos, tão moralistas em tantos aspectos, se tornem mais humanos e menos hipócritas e preconceituosos?
Que tipo de impregnação cerebral destrutiva consegue manter esse povo, considerado portador de uma das mais avançadas tecnologias do planeta, nessa volúpia agressiva insana?
Só uma lavagem cerebral muito longa e bem feita através da poderosa indústria bélica, poderia explicar esse comportamento neurótico de toda uma sociedade.
Embutida nessa lavagem está o preconceito racial aviltante - um negro encapuzado é sempre uma ameaça social.
O atual presidente norte-americano, apesar de seus belos discursos humanistas de campanha, pouco conseguiu avançar nesse campo.
Lamentavelmente, assim caminha a humanidade, tão arrogante quando alardeia sua alta tecnologia  em todos os campos do desenvolvimento, mas tão jurássica no tocante  a valores éticos e morais.
O desencanto com os líderes messiânicos, ao que tudo indica, vai minando os vários povos que, já descrentes, partem para “o tudo ou nada das ruas“.
O ódio racial seria o combustível que alavanca grandes negócios, tais como a do gás lacrimogêneo, a das balas de borracha e, até mesmo, o das poderosas armas letais.
O racismo é uma forma de violência, que gera lucro ao capitalismo dominante no mundo.

Gabriel Novis Neves
16-07-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.