terça-feira, 20 de agosto de 2013

Decifrar o Brasil

Em um dos seus últimos artigos o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro fez um diagnóstico perfeito do Brasil dos protestos de rua.
O texto é tão rico em reflexões, que deveria ser leitura obrigatória em todas as nossas escolas do ensino fundamental, onde existem ainda possibilidades de lembrar aos nossos jovens a necessidade de se preservar a condição de ser moral.
“Sem senso moral, o homem é um bicho ou um psicopata”.
Vivemos um momento em que o “apego a algum valor moral é qualificado como coisa de otário”.
Quem publica os seus pensamentos, frequentemente é vítima de julgamentos equivocados da sociedade dita moderna, onde o “recato e pudor parecem ter sumido e o exibicionismo, em mil formas contemporâneas, se manifesta em toda a parte”.
Quando órgãos públicos são “alvos de acusações ou suspeitas de corrupção, nepotismo, tráfico de influência e outras práticas imorais ou criminosas”, essas são vistas como ações aceitáveis.
Quando os noticiários dedicam espaços generosos sobre “desvios de verbas astronômicas de obras públicas caindo aos pedaços antes de serem concluídas, e toda espécie de falcatruas”. Onde “o desprezo pela lei e pela moral é a regra entre nós”.
Entender as causas desse comportamento “equivale, de certa forma, a decifrar o Brasil, tarefa jamais completada por ninguém”.
Elas são múltiplas - o que torna muito difícil identificá-las corretamente.
“Esquecemos que não há povo geneticamente bom ou ruim. Não sabemos bem por que somos desordeiros, mas sabemos que somos, e estamos condenados a continuar sendo, enquanto não levarmos a sério o desrespeito à lei e mantivermos uma relação afetiva com a malandragem, a esperteza marota e a frouxidão de princípios”.
Essas são algumas colocações do acadêmico baiano - para nos ajudar a escolher novos caminhos para construção de uma nação mais justa e ética.
Fica a sugestão para os nossos professores da base da pirâmide educacional trabalhar na formação do homem com senso moral, pois o ápice está irrecuperável.

Gabriel Novis Neves
10-08-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.