segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A GRÉCIA E O AMOR

Numa bela manhã de sol em Ipanema, observo inquisitivo, o ritual dos gays passando óleo em seus parceiros, numa troca de silêncios promissores.
Lendo sobre a vida amorosa dos grandes filósofos da história, observei que Aristóteles, um dos maiores misóginos da Grécia antiga, enaltecia os banhos de óleo requintados que ocorriam entre mestres e discípulos após longas tardes na discussão de ideias. Esses momentos eram esperados com grande sofreguidão pelas duas partes, já que selavam os prazeres do espírito, aos da carne.
Com relação às mulheres, Aristóteles as considerava seres inferiores, quase animalescos e tendo inclusive um menor número de dentes que os homens. Mesmo assim, casou-se duas vezes, não tendo, entretanto contado à humanidade se a sua suspeita quanto a esse número era real.
Já Sócrates, viveu solitário por quase toda a vida, casando-se somente aos aproximados sessenta anos quando conheceu a ardente Xantipa, trinta anos mais nova e com um destemperamento que ficou famoso por toda a Grécia. Consta que Shakespeare se inspirou na figura de Xantipa para fazer a sua famosa “Megera Domada”.
Segundo Sócrates, de qualquer maneira, case-se: se conseguir uma boa esposa, vai ser feliz; se conseguir uma péssima, vai se tornar filósofo.
Já Platão, nunca se casou, defendendo a sua famosa “República” que todos deveriam pertencer a todos, na tentativa de impedir a propriedade privada. Ficou famoso o chamado Amor Platônico.
Dizia ele: O amor é uma doença mental séria.
Não é de admirar que diante desse quadro, as mulheres tivessem sofrido através dos séculos todo tipo de humilhação e preconceito, já que os pilares da filosofia ocidental foram construídos por esses três grandes misóginos.
Vestígios dessas dificuldades ainda são constatados nos tempos modernos em que as mulheres continuam lutando pela igualdade de direitos e deveres.
Já o mundo gay, nada mais é do que um fenômeno histórico que vem se firmando através dos tempos apesar dos inúmeros sofrimentos que os preconceitos contra as liberdades de escolha costumam gerar.

Gabriel Novis Neves
19-08-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.