quinta-feira, 14 de março de 2013

PROFETAS


Li em um jornal local uma notícia dizendo que a nossa cidade está infestada de “profetas do atraso”.
Procurei pelos becos, ladeiras, praças, ruas e avenidas por esses misteriosos personagens que estão impedindo o desenvolvimento da nossa cidade - principalmente no andamento das obras da Copa.
Conversei com crianças, jovens, adultos e idosos de todas as classes sociais e ninguém soube me informar sobre esses macabros personagens identificados pelo serviço de inteligência do governo.
O que encontrei foi uma cidade abandonada há muitos anos pelo poder público. Uma cidade triste. Vias esburacadas, esgotos correndo a céu aberto, mato invadindo calçadas.
Crianças perambulando sozinhas pelas ruas, mendigando comida e afeto. Outras dormindo ao relento com adultos, e sob a ação das chamadas drogas ilícitas, cujo comércio floresce em nossa cidade com a cumplicidade do sistema político dominante, pois que é indiferente e omisso frente a tão grave problema.
Trânsito engarrafado, pessoas sem esperanças e muitos canteiros de obras sem operários, provavelmente por falta de pagamento dos “profetas do desenvolvimento”.
Postos de saúde fechados. Programa Saúde da Família funcionando para inglês ver, e o governo federal cortando recursos para a nossa saúde pública.
O espanto hipócrita das nossas autoridades visitando de “surpresa” o nosso único e obsoleto Pronto Socorro. Como se as cenas de pacientes em macas e sem atendimento médico, em prédio caindo aos pedaços e funcionando a meia bomba, fosse uma novidade para a população desta cidade.
Rostos assustados, pacientes em quilométricas filas, a falta de médicos, e até queixas de roubo de medicamentos, foram constatados e registrados pela mídia - presente na visita não programada.
Os profetas do atraso não foram identificados nessa visita. Nenhuma providência foi tomada de imediato para melhorar essa desumanidade na cidade do campo de futebol de um bilhão de reais, e que está quase parando por falta de dinheiro.
As escolas públicas sucateadas, com o ano letivo atrasado. Professores desmotivados pelas péssimas condições de trabalho e salários aviltantes.
A violência dominou a nossa cidade, tornando-a uma das mais temíveis do Brasil.
Os “profetas” que encontrei pela cidade, após esse giro de terror, foram os anônimos cidadãos com serviços prestados, cujas raízes estão profundamente enterradas nesta terra, e que só desejam o bem desta tão judiada cidade de quase trezentos anos de existência.
Esses cuiabanos de nascimento e adoção sabem que o passado não volta, e temem que os erros cometidos pelos sempre esclarecidos homens do poder, continuem nesta tão querida cidadezinha, que nunca precisou de mágicos para ser a mãe verdadeira desta civilização.
A nossa história foi destruída pelos novos “bandeirantes” e vivemos um presente que não nos deixa pensar num futuro.
Apagaram o nosso Centro Histórico. A nossa cultura está fechada para balanço.
Os tais profetas do otimismo destruíram, de uma vez por todas, com a autoestima dos cuiabanos, gente honesta e trabalhadora, vitimados pela violência dos comerciantes que ocupam o poder e nada entendem de lucros sociais.
Os verdadeiros profetas do atraso, qual papagaios, estão nas gaiolas do poder repetindo frases de efeito produzidas por marqueteiros muito bem pagos com o nosso dinheiro dos impostos.
“Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.”
O misterioso profeta do atraso é o sincero cuiabano, inconformado com os desmandos cometidos contra a sua cidade.

Gabriel Novis Neves
06-03-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.