sexta-feira, 15 de março de 2013

Primo rico


O governo federal é o verdadeiro primo rico da federação. É um verdadeiro playboy gastador sem limites das nossas economias. Não trabalha e arrecada todo o esforço produzido pelos brasileiros. Depois faz um enorme bolão e distribui migalhas aos estados e municípios.
Frente à calamidade em que foi transformado o nosso Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, o primo rico de Brasília anunciou que iremos receber R$ 3.6 milhões/ano para custeio e qualificação do atendimento. Como um gesto de extrema generosidade, mais R$3 milhões/ano para a realização de obras e aquisição de equipamentos.
Para o secretário Municipal de Saúde de Cuiabá, que é médico e dono de hospital de ponta, esse dinheiro oferecido pelo primo rico é uma ajuda, para não dizer esmola, mas totalmente insuficiente para um atendimento básico aos pobres.
O primo pobre, que é o município de Cuiabá, ficou muito agradecido com a bondade do primo rico Ministério da Saúde.
Para uma cidade que irá sediar uma Copa do Mundo, cujo campo de futebol custará aos cofres do Tesouro Estadual aproximadamente um bilhão de reais, e solicitou auxílio financeiro em Brasília para construir um novo Pronto Socorro, a resposta foi decepcionante.
Para o leitor ter um parâmetro deste valor prometido pelo primo rico, e só Deus sabe se será liberado e quando, o salário de um nosso vereador é superior a quarenta mil reais mensais.
Fica fácil agora compreender que os três milhões prometidos ao nosso Pronto Socorro correspondem a apenas três meses de salários dos nossos edis.
Os “Profetas do Atraso” são os únicos responsáveis por essa situação de desdém do primo rico.
Outras promessas, de tão ridículas em termos de financiamento para a nossa saúde pública, deixo de citá-las para não ofender os pobres desta cidade.
O primo rico demonstrou não ter noção de justiça social, e foi muito extravagante quando solicitado a dar uma ajuda a quem tanto necessita.
“Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: a riqueza sem trabalho; prazeres sem exemplos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo”. Mahatma Gandhi.

Gabriel Novis Neves
08-03-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.