domingo, 2 de outubro de 2011

Talento

Acredito no trabalho, dedicação, empenho e motivação, aliado ao talento. O esforço é o grande combustível das vitórias em que o talento participa.

As pessoas talentosas são aquelas que reconhecem que só o talento não é suficiente para uma vida útil à sociedade. Passei por muitas provas que robusteceu essa minha tese.

Iniciei há pouco a fotografar. Nas minhas caminhadas pelas calçadas (!) de Cuiabá, encontrava muita coisa interessante. Resolvi documentar o que encontrava para dar credibilidade às histórias que relatava nos meus artigos, sempre verídicas.

Como não me considero um escritor, tampouco intelectual, eu comecei esse trabalho visual por puro prazer. E comecei a fotografar o cotidiano da nossa cidade.

Tenho um bom arquivo, e considero a sequência da queda da árvore na Praça Popular, o ponto alto da minha fase de fotos tiradas pelo meu celular.

A minha neta Camilla, apaixonada por fotografia, comprou uma máquina profissional, daquelas que tem um enorme bico e que os entendidos chamam de zoom. Vendo a minha carência tecnológica, me deu a sua quase nova e ótima máquina fotográfica, - câmara-bac.

Morrendo de alegria aceitei na hora o presente. Estava mudando da água para o vinho, na qualidade das fotos.

Impus, entretanto, uma condição para aceitar o presente sonhado. Camilla teria que me ensinar a mexer com a máquina e a passar as fotos para o computador, para que pudesse enviá-las aos meus amigos.

Ela aceitou - por solidariedade familiar. Eu sabia das dificuldades que ela teria pela frente. Ensinar não é fácil! Ainda mais para um idoso. É complicado para nós aprendermos tantas manobras eletrônicas. Para realizar uma operação via internet, então, é tarefa para gigantes!

Na primeira aula anotei todos os itens do procedimento. Fiz uma prática supervisionada e me saí bem. Disse a Camilla que não me sentia ainda seguro, e provavelmente, ela ainda seria chamada para novas explicações.

Não deu outra! No meu primeiro teste sozinho, não consegui os meus objetivos, provocando uma nova aula. Tudo foi revisado. Fiz vários procedimentos sem interferência da minha professora, sem erros. Recebi até elogios. Disse que no próximo, com certeza, teríamos que fazer algum reajustezinho.

Enfim, memorizar trinta e oito lances, só para campeões de xadrez. Houve essa titica de detalhe. Agora, estou habilitado a fotografar cebolas, chuchu, pimentão, tomate, que são parte dos honorários de um famoso criminalista da cidade.

Fica a lição para os jovens que estão iniciando os seus estudos. Talento é importante, mas para aprender, a dedicação e a motivação são ingredientes que não podem faltar.


Gabriel Novis Neves

20-08-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.