sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PERFIL DO USUÁRIO DO PLANO DE SAÚDE

Esses dados são do jornal Medicina do Conselho Federal.

“Oito em cada dez pessoas que têm plano de saúde, buscaram algum tipo de atendimento ou assistência médica no último ano. Do total, 75% o fizeram para ter acesso a consultas médicas e, 67% para realizar exames diagnósticos.”

“Utilizou o pronto atendimento ou pronto socorro, 32% e 15%, o plano de saúde para internação hospitalar. Do total, 21% dos usuários relataram não ter acionado o plano de saúde nos últimos doze meses.”

Considerando que no último ano, seis em cada dez usuários tiveram alguma experiência negativa com as empresas de saúde complementar, a conclusão ficou clara. “Para quem está com a saúde vulnerável, o simples fato de conseguir atendimento muitas vezes é o bastante para provocar um sentimento de gratidão -” avalia o presidente do Conselho Federal de Medicina.

Segundo pesquisa Datafolha, as principais queixas dos usuários dos planos de saúde foram: demorou ou enfrentou fila no pronto socorro, clínica ou laboratório - 26%; poucas opções de médicos, hospitais e laboratórios - 21%; foi difícil marcar uma consulta médica - 19%; teve que pagar um valor adicional para a realização de consultas, exames ou procedimentos - 19%; o médico que você procurou não atende mais o seu plano - 18%; teve que procurar o SUS - 14%; o plano demorou a autorizar o exame, ou liberar guia - 13%; o plano não quis cobrir algum procedimento ou exame - 12%; teve que fazer um cheque caução para ser atendido - 5%; faltou vaga para internação - 3%; o plano transferiu você de hospital - 2%; você teve alta hospitalar antes da hora - 1%.

Esta pesquisa foi realizada a nível nacional. Qualquer semelhança com os nossos problemas é mera coincidência.

Gabriel Novis Neves

22-09-2011

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