domingo, 6 de março de 2011

SEMANA GORDA

Estamos na chamada semana gorda - aquela que antecede os quatro dias oficiais do nosso carnaval -, com direito a feriado nacional no último dia do calendário.

Na verdade, o carnaval, no país do carnaval, é comemorado o ano todo.

Diz uma velha lenda que as atividades no Brasil iniciam-se somente após o carnaval.

No entanto, tem muita gente já em acelerados preparativos para, daqui a quarenta dias, fazer outra parada para recuperar as energias.

É a Semana Santa, conhecida como a semana das praias.

E por aí vamos o ano inteiro: intercalando festas profanas com festas religiosas e festas cívicas, como a Semana da Pátria.

Os estudantes inventaram a Semana do Saco Cheio, quando paralisam as atividades acadêmicas, o que, no país do carnaval, já virou tradição.

Feliz do povo que tem tanto a comemorar! Não esquecendo aquelas datas criadas para alavancar as vendas do comércio. As mais fortes são aquela em que se comemora o nascimento de Cristo e aquela dedicada às mães – empatadas tecnicamente.

Que bom seria se pudéssemos também comemorar a semana do ensino de qualidade, da saúde pública de primeira classe para todos os brasileiros, do final da violência, da justiça imparcial, e a do fim da corrupção no Brasil.

Esta última, então! Seria uma festa de arromba! Os maus políticos seriam malhados e queimados em praça pública, qual Judas Iscariotes.

Mas, agora é carnaval! Li certa vez que o homem tem certeza de uma só coisa – da morte. Mas, para o brasileiro, a única certeza é a do carnaval do próximo ano.

Porém, um alerta! Não deixem que a semana gorda seja transformada em obesidade mórbida.

Boa sorte, Rei Momo!

Gabriel Novis Neves

01-03-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.