sábado, 26 de março de 2011

CICLOS

Como é bom contarmos com a generosidade de Deus para podermos vivenciar os vários ciclos por que passa uma vida humana!

Os ciclos constituem uma série de fatos que ocorrem periodicamente. São períodos, fases -, explica Houaiss.

Quanto mais idosa a pessoa, maior o número de ciclos vividos. E, a cada ciclo vivido, vamos adquirindo novos, ou adormecidos, sentimentos e emoções.

Já passei por vários ciclos, e estou entrando em um novo - o ciclo da fotografia. A imagem fala mais que a escrita, e eu quero viver este ciclo. Não estranhem se falo que a fotografia é um ciclo. Na verdade, o que eu quero dizer é que aprendi a ver o mundo – sob outros focos e lentes.

Durante a semana não tenho acompanhante nas refeições, o que é um ciclo novo para mim.

Na minha casa, o café da manhã, o almoço e o lanche da noite, são bem simples. Tudo muito rápido e gostoso. É o ciclo do viúvo. Mas, não. Não pensem que é o ciclo da solidão. Diria que é mais um aprendizado. Um aprendizado que nos mostra que é possível conviver com a saudade, sem nos tornarmos amargos e tristes.

Hoje entendo que numa sociedade os indivíduos vivem em diferentes ciclos. Com isto me tornei mais tolerante, complacente e convicto de que cada ser vive de acordo com as experiências vivenciadas.

O fechamento de um ciclo da vida, longe de significar renúncia, é prenúncio de novos ciclos e conquistas.

Neste meu atual ciclo de conquistas, um merece destaque. Conquistei o sentimento da compaixão. Fiquei mais sensível ao sofrimento. Capto-o com maior intensidade, e compreendo-o melhor.

Quero ser merecedor da generosidade com que fui contemplado. Quero poder ainda ter a graça de vivenciar novos ciclos, para assim ter chance de ir lapidando novos e salutares sentimentos.

Quem sabe assim, consigo um vôo direto ao paraíso.

Gabriel Novis Neves

02-03-2011

3 comentários:

  1. Fico feliz de poder ser testemunha eventualmente destes novos ciclos.
    Bela reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Vivemos todos em uma sociedade onde cada indivíduo vive em seus diferentes ciclos. razão de angústia e, paralelamente, de aprendizado e até de alegrias.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.