quinta-feira, 15 de julho de 2010

HORÁRIO DE MÉDICO

O médico, dentre todos os profissionais existentes no mercado de trabalho, é o que melhor administra seu tempo. Consegue estar ao mesmo tempo em vários lugares exercendo sua atividade profissional. O dia para o médico é mais longo e produtivo. Essa qualidade dos médicos de espichar as horas do dia, há anos é objeto de estudos para os cientistas, e desespero para os fiscais de carga horária. Vocês nunca pensaram nesse “dom”, que só os médicos possuem né? Os clientes reclamam do “atraso” característico do atendimento médico, reclamam, mas acham que é sinal de eficiência.

Certa ocasião eu perdi uma cliente, e fiquei sabendo depois que ela duvidou dos meus conhecimentos hipocratianos, pois atendia sempre no horário marcado. Procurou um colega que nunca conseguia respeitar o horário combinado, sinal de eficiência na visão dela. No fundo no fundo, ela tinha razão. Devemos procurar sempre, as pessoas muito ocupadas e que nunca tem tempo para nada. Aqui em Cuiabá temos o horário de Brasília, o nosso e o de verão. Quando nos relacionamos com outros países, necessitamos de uma máquina calculadora para a tradução dos fusos horários. Quem acompanha a Fórmula I, sabe perfeitamente o que significa os horários das corridas!

Fiz esta introdução para falar do horário marcado, e o horário em que somos realmente atendidos em uma consulta médica. Acertar este momento esperado do atendimento é uma expectativa e um exercício de probabilidades. Uma cliente me disse, com ares de incredulidade que fora atendida no horário marcado. Ficou tão desconfiada do fato que perguntou à recepcionista do consultório o que estava acontecendo. A resposta foi simples: quando chove não vem ninguém. E naquele dia chovia muito.

Nesta minha fase da vida, onde não tenho pressa prá nada, até gosto de tomar “chá de cadeira” na sala de espera dos consultórios médicos. Encontro amigos que não via há muito tempo, outros que custo a reconhecê-los, e o mais interessante é quando pergunto: “- Oi, como vai?” Eles respondem: “- Tudo bem, graças a Deus.” O melhor mesmo na sala de espera é fingir interesse em uma leitura qualquer, e ficar atento as conversas que só acontecem em espera de consultas. São verídicas, maravilhosas e traduzem com perfeição o sentimento humano. Ah! Se os nossos candidatos pudessem passar meio período, na sala de espera de um consultório médico, anonimamente e ouvissem o que se conversa ali! No mínimo fariam um plano humanizado para atendimento à saúde de qualidade, sem gastar um tostão. É uma sugestão gratuita, para evitar o “botox” dos planos encomendados, de difícil deglutição pelo eleitorado. Entender o horário médico é meio caminho andado para melhorar a saúde pública.

Gabriel Novis Neves
27/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.