domingo, 18 de julho de 2010

Dificuldade

Não é nada fácil ser político, especialmente no Brasil. Não possuímos partidos políticos, os programas partidários jamais são cumpridos e, na sua grande maioria, o eleitor não sabe nem em quem está votando. Os marqueteiros fabricam o produto a ser consumido. Só têm acesso a esses valorizados profissionais, os candidatos ricos.

Os próprios candidatos, com pequenas exceções, nunca leram o seu próprio programa de governo. Algumas frases de efeito, boladas por aqueles “anjos$$$ da guarda”, são decoradas pelos candidatos que ficam repetindo, como papagaios, pelos quatro cantos da sua área eleitoral. Quando eleitos, passam o seu longo período de governo só ouvindo aquilo que querem, e lhes interessa, dos profissionais competentes – os serviçais de todos os governos. Que situação!

Outro dia foi divulgado o resultado de um trabalho sobre transparência governamental. Não sabia de nada, pois não li nenhuma matéria sobre o assunto. A questão é a seguinte:

O Brasil possui 26 estados. Mato Grosso conseguiu o vergonhoso 21º lugar no quesito transparência nas suas ações governamentais. E agora como é que fica para o pedidor de votos sair com a faixa no peito mostrando que as coisas por aqui foram feitas com transparência? A saída é jogar a culpa no marqueteiro que inventou a frase, ou o que é mais comum, encontrar outro culpado. Ô vida!

Este é apenas um dos itens que deixa alguns candidatos sem discurso. Outros, com certeza, logo virão à tona para conhecimento do grande público. Nesse momento, em que falta o discurso, por aqui é comum o uso da mala milagrosa. E nessa mala existe estoque abundante de artifícios escusos para angariar votos – e ainda se intitulam um governo de quebra de paradigmas e transparência! Para que não levem este texto para a literatura, acabei de tomar conhecimento desta posição humilhante do nosso estado - por esconder como gastou o dinheiro dos impostos que pagamos - através de uma emissora de televisão que atinge todo o nosso território. Imagino a frustração que assola este estado! Depois dessa, será que alguém de muita coragem – e cara de pau - ainda aparecerá defendendo a transparência?

Gabriel Novis Neves (7.5 + 10)

16/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.