quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ditado

Um velho ditado nos diz que “em time que está ganhando não se mexe.” Entretanto, nos tempos pós-modernos que vivemos, o correto é mudar antes que o desastre total aconteça. Creio que o nosso não desenvolvimento se deva a este velho ditado. Que equívoco lamentável!

Vou aqui ilustrar um exemplo: um indivíduo está bem de saúde. Não se mexe. Equívoco total, pois devemos procurar o médico quando estamos sem queixas. Chegar a um posto de saúde com um tumor palpável é o desastre. O trem saiu dos trilhos. Só resta contar o número de mortos e os hospitalizados nas UTIs. Depois do jogo terminado, chorando a derrota, não adianta mexer no time.

O exemplo mais recente de um trem que estava no rumo certo, na visão do maquinista, foi a seleção brasileira de futebol. As pesquisas indicavam, com exceção do polvo, que seríamos hexas. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não atendeu ao sentimento nacional de derrota, e nem se atreveu a trocar o técnico, baseado no critério de vitórias. O resultado foi o previsto pelo polvo.

Poderia citar inúmeras outras situações onde a mudança é indicada no momento da vitória para evitar a falência. Acabo de ler a versão do velho ditado: “Esse grupo que está hoje governando, tanto no governo do estado quanto no governo federal, está no rumo certo. Esse grupo está no trilho, com o trem andando. Então, porque parar? Esse trem precisa seguir em frente.” Poxa! Que maquinista bom! Dirigindo o trem no caminho certo, e tendo alucinações! Na visão do condutor do trem o rumo está certo. Nada a mudar. Os grandes obstáculos da viagem foram vencidos. No setor público está resolvido o sério problema da educação - o resultado do nosso desempenho está à disposição de todos. A saúde pública uma maravilha! Neste Estado ninguém mais morre por falta de medicamento, e nem precisa se deslocar até São Paulo para tomar uma injeção, considerada antigamente como procedimento de alto risco. A segurança pública está jóia. Alguns pequenos delitos próprios do “progresso.”

Dinheiro não falta nesse trem de rumo certo. Somos, com muito orgulho, campeões em repasses financeiros para a Assembléia Legislativa. Este fato nos colocou mais uma vez no livro dos recordes. As estradas do estado para o escoamento da nossa superprodução agrícola, muito bem cuidadas. Os milionários do trem, e outros que lá estiveram e saltaram na primeira estação, por exigirem mudança do maquinista, estão abandonando as suas vidas privadas, para enfrentarem o sacrifício da vida pública. Mais uma atitude para o livro de recordes. Alerto que na minha religião, ser rico não é pecado, tá entendido?

Para que mudar logo agora, que seremos uma das sedes dos jogos da Copa? Os empréstimos bancários para o início das obras da moderníssima “Arena multiuso do pantanal,” onde outrora existia o estádio José Fragelli, como ficariam com uma mudança de rumo agora?

Minha gente - vamos rever com urgência os nossos antigos ditados, causadores de tanto atraso para nós? Para continuar no caminho do sucesso, é necessária a mudança.

O resto é ditado, apenas ditado popular!

Gabriel Novis Neves (7.5 + 18)

24-07-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.