domingo, 6 de junho de 2010

Feriado

Domingo é domingo, feriado é feriado. Os dois dias podem até, aparentemente, parecer iguais, mas são tão diferentes! A única semelhança é a folga no trabalho, e só. Domingo é tradicionalmente um dia dedicado à família, ao lazer e aos cultos religiosos. Feriado é dia de não se fazer nada, e melhor ainda, sem nenhum sentimento de culpa.

O domingo começa com os cultos religiosos, sempre com roupa limpa e bem passada. Depois vem o almoço com a família, geralmente na casa da matriarca – avó – ou num restaurante. Domingo é dia também de se fazer visitas a amigos, parentes, ou recebê-los em casa. O lazer nesse dia é quase como uma obrigação. Tem que se passear no domingo, mesmo que não se queira – é tradição. As rotas preferidas são: Lago do Manso, Chapada, Águas Quentes, Pantanal. Outras opções: ir ao parque com as crianças, cinema, andar à toa pelo shopping, ou dar uma passadinha pela Padaria Viena na hora de maior movimento para um cafezinho. Ah, domingo também é dia de futebol. O pior do domingo são as noites, quando vem à nossa lembrança que no dia seguinte é segunda-feira, e que vai começar toda uma semana de trabalho.


Já o feriado... É outro departamento. Não temos obrigação de fazer nada. Não se exige nada de nós. O único compromisso no feriado é nos dedicarmos a nós mesmos. O feriado me dá uma grande sensação de paz! Pela manhã caminho com muito mais tranquilidade, sem a preocupação com o horário. À tarde durmo à vontade, sem o futebol obrigatório. Leio, escrevo, navego pela Internet, tudo na santa paz, sem nenhuma daquelas obrigações impostas pelo domingo. À noite também é tranquila. Não me vem à lembrança que no dia seguinte tenho trabalho, afinal eu ganhei um dia de lambuja de folga. Tenho mais é que agradecer.

E quando o feriado cai no meio da semana? Aí vem outra tradição bem brasileira – enforcamento oficial do dia seguinte – o chamado feriadão. Só de pensar que daqui a menos de duas semanas teremos a Copa do Mundo com muitos feriados pela frente, sinto-me feliz.

Gabriel Novis Neves
03/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.