terça-feira, 1 de junho de 2010

SOLUÇÕES

Tenho alguns amigos virtuais que, após lerem meus artigos, me fazem sempre a mesma pergunta: “- por que você não apresenta soluções para os problemas que enfoca?” E respondo sempre a mesma coisa: “- conheço o meu gado...” As críticas, quando as faço, não têm nenhum cunho pessoal, e sim, governamental. Infelizmente nem todos entendem assim. Acham que existe certa dose de agressividade nas minhas palavras.

Outro dia alguém me disse: “- você está parecendo aquele soldado do pelotão que era o único de passo certo quando foi alertado pelo sargento que estava marchando de pé trocado. Vai fazer críticas a alguém que tem oitenta por cento de aprovação da opinião pública pelo Ibope?” Está encerrada toda possibilidade de discutir sugestões para se resolver qualquer tipo de problema.

Os nossos governantes, de um modo geral, não toleram observações que contrariem o que fazem ou pensam. Daí surgiu um novo jeito de governar. Terceirizar o governo com os seus apoiadores políticos e amigos. No alto escalão das decisões a terceirização é feita com os policiais. Esse pessoal não reclama de nada, a não ser uma promoçãozinha. A parte intermediária dos que trabalham no governo, são os considerados “imexíveis” colocados por aqueles que apóiam o governo. Esse silêncio tem um custo muito alto: os escândalos. A história está aí para nos contar. Os personagens mudam, mas a história é sempre a mesma. Vargas foi traído dentro de casa, com final infeliz.

Como um cidadão comum irá apresentar sugestões aos poderosos que utilizam a lei do Gérson como bússola? Meus amigos virtuais – certos presos recebem visitas de autoridades e são ouvidos com atenção. Não que essas autoridades estivessem comovidas por aquela situação, e sim pelo pavor da delação premiada. A hipocrisia é um parágrafo da lei de Gerson. O resultado de todo esse imbróglio é o motivo principal da queixa do meu amigo virtual. Falta de soluções populares.

Gabriel Novis Neves
27/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.