segunda-feira, 7 de junho de 2010

A LEI DO NADA

No Brasil existe essa mania de transformar coisas sérias em nada e nada em coisas sérias. Veja o recente episódio do Projeto Ficha Limpa. Esse Projeto nasceu nas ruas, numa demonstração clara e inequívoca do desespero dos brasileiros diante de tanta impunidade. Cerca de dois milhões de pessoas assinaram o documento. Pessoas que ainda não tinham perdido a esperança por uma Nação sem corrupção. O Projeto Ficha Limpa foi então encaminhado ao Congresso Nacional, e lá começou a sua lenta peregrinação.

Finalmente, após calorosas e polêmicas discussões, o Projeto foi encaminhado ao Presidente da República para ser sancionado. Entretanto, o Projeto que chegou à mesa do Presidente apresentava tantas alterações, que em nada se assemelhava aquele nascido das aspirações populares. Diante deste fato abominável, muitos acreditavam, e tinham esperanças, embora longínquas, do veto do Presidente às alterações imorais feitas pelo Congresso. Mais uma vez o povo foi enganado. O Presidente sancionou o monstrinho sem vetos. Sancionou-o na íntegra, assim, na maior cara de pau, como quem não sabe de nada, não viu nada e não leu nada - bem ao seu estilo. Em plena campanha eleitoral e com alguns pecados mortais em seu currículo de governante, o Presidente, que faz política de interesses pessoais vinte e quatro horas por dia, só podia agir mesmo desta forma.

Um objetivo político-partidário ficou bem claro para nós: confundir a opinião pública. Esse ato será muito bem explorado durante a campanha para eleger um poste, com amplo apoio da mídia. Ele irá se intitular como o Presidente Moralizador. Será mais um engodo, puramente eleitoral. Até o povo entender que João Germano não é gênero humano, já tem um novo Presidente.

É uma lástima impor mais uma frustração ao povo brasileiro. Na verdade o Presidente sancionou uma lei que não vale nada. Só não poderão candidatar-se nas eleições de 2012 os condenados criminalmente, ou por improbidade administrativa. Trocando em miúdos – ninguém. O Collor e Maluf, só para citar os políticos mais emblemáticos, foram absolvidos. A maior injustiça dos tempos modernos foi cometida com o Collor, que perdeu o mandato por corrupção. Com essa lei aprovada, jamais isso aconteceria.

O Projeto Ficha Limpa oficialmente virou Ficha do Nada. Haja frustração! Acreditar? Em quem? Este país não é sério mesmo! Continua tudo como tá - valendo a impunidade e a corrupção.

Gabriel Novis Neves
05/06/2010

2 comentários:

  1. "Leis e salsichas. Se o povo soubesse como são feitas, não as comeria."
    Essa frase foi muito utilizada pelo Professor Carlão nas Aulas que ministrou na Faculdade de Direito da Federal, e é uma corruptela da frase dita por Otto von Bismarck, enquanto Ministro Alemão.

    ResponderExcluir
  2. E tem mais; não foi o apedeuta-mór quem chamou o Congresso Nacional Brasileiro de "500 picaretas?". Aprendeu com aquilo que "ensinou", mas não é?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.