sexta-feira, 18 de junho de 2010

Depois...

Os detentores do poder acham que estão acima do bem e do mal. Tudo para eles é permitido. Quando algumas lambanças por eles praticadas chegam ao conhecimento da opinião pública, é aquele Deus nos acuda. Lamentam-se e afirmam que estão sendo perseguidos, incompreendidos, vítimas de infâmias, inveja e preconceitos. Não sabem de nada, nunca ouviram sequer um comentário sobre assuntos não éticos divulgados, e continuam na santa paz as suas vidas.

Sei que é difícil ser político no país da impunidade dos poderosos. Para se conseguir uma sombra protetora – na política todos tem donos - o candidato a fazer carreira nessa difícil profissão, é obrigado a abrir mão de todos os seus valores éticos e morais. É a regra da política nas republiquetas disseminadas pelo mundo. Se assim não fosse, como aceitar dinheiro na cueca, na meia, na bolsa, nos paraísos fiscais, nas mãos do governador? Como canonizar políticos que não fizeram outra coisa a não ser roubar terras, dinheiro da merenda escolar, dos medicamentos e das estatais?

A justiça não tem o poder de prender, mas não consegue julgar os poderosos. As contas dos poderosos são julgadas por ocupantes de cargos geralmente comprados com dinheiro público, com aval do executivo. O último nomeado, dizem, que custou aos cofres públicos cinco milhões de reais. Dessa maneira os detentores do poder formaram uma tribo unida e fortíssima, para se transformarem em pessoas acima do bem e do mal.

O que dizer da próxima eleição presidencial, cuja candidata chegou a um partido democrático onde tudo era resolvido pelo resultado das divergências? O atual presidente mesmo com boa avaliação no seu primeiro mandato teve que enfrentar um adversário na convenção partidária. E agora o que ele fez? Há um ano escolheu, sem ouvir o seu partido, a sua candidata à Presidência da República. Pronto. Escolheu, tá escolhido e os membros do partido ficaram calados. Todos engoliram este fato inédito entre eles.

Assim agem os detentores do poder. Depois...

Gabriel Novis Neves
04/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.