sábado, 1 de fevereiro de 2014

GASTRONOMIA

Antes pouco valorizada, a gastronomia finalmente  entrou no currículo dos cúmplices com o bem viver.
Nada mais justificável, já que o comer é o mais longo dos prazeres.
Sempre admirei a arte de misturar ingredientes e transformar a simples refeição do dia-a-dia num manancial de descobertas para os paladares mais requintados.
Finalmente estamos vivendo um momento  em que jovens criativos, oriundos das mais diversas classes sociais, se esmeram cada vez mais na descoberta desses tesouros da vida. Tal como no cinema, efeitos especiais dos mais diversos, faz, por exemplo, do jiló, uma iguaria dos deuses.
Que bom que esse movimento esteja ocorrendo!  Talvez até como compensação aos nossos desencantos com os setores mais triviais da nossa existência.
O ser humano está sempre buscando através da razão formas compensatórias que passem a dar sentido à sua sobrevivência na Terra.
A arte do bem comer parece estar sendo uma delas.
A quantidade tem sido  progressivamente  substituída pela qualidade -  pelo excepcional requinte no preparo de pequenas porções.
Movimento que surgiu há séculos na França, conhecida por sua culinária sofisticada, imediatamente se alastrou pelos países da Europa, tendo seu ponto máximo  na Espanha e chegando ao Brasil dos nossos dias.
Grandes chefs, de ambos os sexos, jovens e belos, têm transformado o perfil dos restaurantes tradicionais. Mesmo os  chamados antigos botequins já são catalogados por suas especialidades populares, porém requintadas.
Que bom que  as frustrações da humanidade têm encontrado substituições viáveis para as suas necessidades fantasiosas de prazer!
Importante notar que uma arte, antes elitista, vem tomando corpo nas classes menos favorecidas, já que inúmeros programas televisivos vão sendo divulgados cada vez em maior quantidade, inclusive no Brasil.
Não deixa de ser uma forma de cultura num país tão aviltado pela descrença em seus outros valores.

Gabriel Novis Neves
17-01-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.