domingo, 23 de fevereiro de 2014

Reforma agrária

Desde que me entendo por gente ouço falar na necessidade de uma séria e justa reforma agrária nesta nação.
Esse movimento pró-reforma agrária culminou com a revolução de 1964.
As chamadas elites, sociedade civil e militar, tiraram do poder o Presidente da República em exercício, eleito pelo voto popular, que no famoso comício da Central do Brasil no Rio de Janeiro, jurou que faria as reformas de base para modernizar esta nação, principalmente a reforma agrária.
Foi deposto e exilado, e o assunto ficou na lista dos assuntos proibidos.
Com a tal da redemocratização do país, no início timidamente, e com a posse do grupo do metalúrgico, o assunto voltou a ser tratado com maior intensidade e esperança.
Na nação dos grandes latifúndios, os doze últimos anos de esperança foram transformados em frustração com a grande manifestação em Brasília do MST a favor da prometida e esperada reforma agrária.
Cerca de vinte mil manifestantes tentaram invadir o Palácio do Planalto e, posteriormente, o da Justiça.
Foram contidos por um volumoso aparato militar da capital federal.
No dia anterior a presidente da República tinha ido à terra do agronegócio hipotecar apoio aos grandes fazendeiros, numa atitude eleitoreira, procurando apoio desse forte setor da nossa economia. Não se falou em reforma agrária, e sim, em projetos de ajuda aos produtores de alimentos, principal riqueza do Tesouro Nacional.
Como fazer a reforma agrária em um país onde o partido mais influente no atual governo, que é o Partido do Agronegócio, tem por única meta a perpetuação no poder?
Que país é este que coloca interesses de grupos acima dos interesses da nação?
O resultado é a baderna generalizada nas ruas, onde seus manifestantes, inclusive, recebem incentivos financeiros para tais fins. Tudo resultando na morte de um cinegrafista da televisão brasileira.
O Poder Constituído perdeu o controle com relação às violentas manifestações, e outros inocentes (como sempre) pagarão com a própria vida tantos desmandos e corrupção.
E a reforma agrária voltará a ser pauta prioritária - após a Copa do Mundo - de todos os candidatos à Presidente do Brasil.
Até quando?
O gado rompeu as cercas dos currais e está nas ruas...

Gabriel Novis Neves
13-02-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.