domingo, 9 de fevereiro de 2014

Água mole


A manchete do jornal A Gazeta nos informa que o Estado de Mato Grosso recebeu para a Saúde em 2013 noventa e cinco milhões de reais.
Para as Santas Casas e entidades filantrópicas localizadas em Cuiabá, Cáceres, Campo Novo dos Parecis, Lucas do Rio Verde, Poconé, Rondonópolis e Sinop, o montante do recurso foi de vinte e dois milhões e quatrocentos mil reais.
O nosso Estado possui cento e quarenta e um municípios, recebendo cada menos de quinhentos e sessenta mil reais.
Considerando a cidade de Cuiabá, que atende a uma população em torno de um milhão de pessoas de todo o Estado, esses “investimentos” não representam o que se gasta em publicidade só para justificar os atrasos das obras da Copa.
Enquanto isso, não se fala mais na construção do necessário novo Pronto Socorro - mais um natimorto vítima da falta de vontade política -, no novo Hospital Julio Muller na estrada de Santo Antônio de Leverger, na adequação do velho hospital Municipal e Pronto Socorro de Cuiabá.
Continuaremos com a rede básica (os PSFs), com número de profissionais de saúde insuficiente, fato este do conhecimento do governo federal que está alugando médicos de Cuba sem instalações físicas ou precárias, sem equipamentos básicos e medicamentos.
Nem pensar em médicos especialistas nas poucas Policlínicas existentes e na única UPA em funcionamento.
Amigos e colegas me pedem para não mais escrever sobre a penúria em que vive a nossa saúde pública, pois me tornarei repetitivo e os problemas nunca serão resolvidos, apenas porque a saúde não é um projeto de prioridade nacional.
Como sou adepto da filosofia “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, continuarei lembrando nossas autoridades que a “saúde é um direito do cidadão e dever do Estado”, segundo a nossa novíssima Constituição Cidadã.
Espero que um dia surja alguém interessado em fazer uma Copa do Mundo na nossa saúde pública.

Gabriel Novis Neves
14-01-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.