quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PREPARATIVOS

Sou fã do futebol. Venho acompanhando de perto a execução das obras para a Copa de 2014 - prometidas pelos governos federal, estadual e municipal.

Até agora, de concreto, só existe um buracão onde era o antigo Verdão. Houve também a inauguração da reforma do prédio para funcionar a nossa Agência da Copa (AGECOPA).

De modo geral, o setor privado está temeroso em investir pesado para os dois jogos da Copa que serão realizados aqui. Mas, existe um segmento empresarial que acredita no esforço do seu investimento e está muito atuante neste momento.

Refiro-me ao setor privado da saúde bucal. Mesmo com um déficit monstruoso de leitos hospitalares, Cuiabá está sendo transformada em um enorme canteiro de construção - para modernas e bonitas Clínicas Odontológicas. Luxo e bom gosto não faltam aos nossos arquitetos, assim como o cofre aberto dos nossos odontólogos.

Ninguém hoje faz investimentos sem antes realizar uma pesquisa sobre o mercado. Tenho certeza que os meus colegas da saúde possuem informações privilegiadas sobre o estado odontológico dos torcedores dos países que jogarão em Cuiabá. Assim como os serviços médicos, aqueles tratamentos, por aqui, são baratíssimos, se compararmos aos países cujas moedas são dólares ou euros.

Na verdade, não existe dor mais insuportável do que a produzida por uma patologia no canal dentário. Nenhum turista ficará sem atendimento se tiver uma dor de dente. Agora, se precisar de uma internação hospitalar, o melhor será voltar para o seu país de origem.

Ah! Se não fosse a iniciativa privada!

Essa questão da saúde da boca está resolvida. Faltam-nos apenas os recursos federais prometidos, e aquele dinheirão que o governo do Estado anunciou que possuía em caixa.

Nada impossível para a nossa generosa Câmara dos Deputados resolver - ao estilo do aumento dos seus salários.

O povo está achando que a euforia inicial era marketing de campanha eleitoral.

Ninguém mais fala na chegada de recursos para a execução dos projetos da tal mobilidade urbana, como o trem bala, metrô, avenidas aéreas, ampliação e reforma do nosso aeroportinho, centros de treinamento, etc.

Quando os responsáveis são indagados sobre o assunto, é evidente o desconforto da resposta. Até lançaram um novo slogan – modelo 2011: “estamos avançando.”

Ainda bem que temos empreendedores na área de saúde bucal com preparativos concretos para a Copa. Do contrário, ninguém desconfiaria que no ano que vem, no mês de julho, teremos a Copa das Confederações.


Gabriel Novis Neves

01-01-2011

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