quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pequenas coisas

Grandes aborrecimentos muitas vezes são consequências de um somatório de pequenas coisas desagradáveis que vamos deixando de lado, ou assim pensamos. O pior é que muitos desses aborrecimentos são contagiantes, e não existe vacina para a sua prevenção.

Poderia discorrer sobre inúmeros exemplos para demonstrar o malefício do acúmulo de pequenos aborrecimentos, causados por pequenas coisas.

O mau humor - que muitos confundem com sinal de personalidade forte - causa sérios dissabores para quem convive com essas pessoas mal-humoradas. É horrível a convivência com elas! Especialmente no ambiente de trabalho.

O hábito de falar alto, tão comum na nossa cidade! É chata e perturbadora a presença dessas pessoas em qualquer roda de conversa fiada.

E o que dizer da fila? Famosa entre nós, e presença obrigatória em todo o lugar. Só a fila daria uma crônica. É fila no restaurante, banco, aeroporto, para cumprimentar um homenageado e tantas outras. Infelizmente a fila tornou-se tão frequente em nossas vidas que se tornou um marcador do sucesso! Por exemplo: a fila estava comprida? – se referindo a uma festa.

Para o mal dos pecados existe o furador de filas! Este é demais!

O lixo na rua transformando cidades em verdadeiros lixões é um pequeno descuido ou pequena coisa, que irrita e muito a população que paga um imposto específico para a retirada do lixo da cidade.

Uma ligação telefônica para qualquer empresa de pequeno, médio ou grande portes poderia ser uma ação simples, mas não é.

Esqueceram-se do tal atendimento automático? É aquele que você tecla, tecla e tecla e volta sempre ao mesmo local. Produz no infeliz cliente “verdadeira ausência epilética”. Quando volta ao seu estado normal, encontra o seu telefone transformado em pó. Com os murros dados nele.

Uma pequena coisa que produz o maior aborrecimento é aquela em que o viajante, ao chegar ao hotel, onde só pensa em descansar, encontra a fechadura do seu quarto com defeito.

É uma eternidade esperar o reparo da manutenção. Trocar de quarto é impossível, pois o hotel está lotado. Essa é uma pequena coisa ideal para produzir um enfarte agudo do miocárdio.

Passamos por várias pequenas coisas aborrecentes no nosso dia-a-dia.

Irritação diária é meio caminho andado para sérios distúrbios emocionais. A nossa reação é ir guardando esses pequenos aborrecimentos.

Não gritamos, não fazemos valer nossos direitos, mínimo que sejam. Não temos o hábito de reclamar de nada! É feio, falta de educação – assim fomos criados.

E o que acontece quando não reagimos? O nosso organismo reage. E aí vem o estresse. Como existe gente estressada, meu Deus!

As pequenas coisas são transformadas em verdadeiras tragédias, porque o mundo está cheio de apáticos.


Gabriel Novis Neves (7.5 + 26)

01-12-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.