quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MAIS UM ANO

Estava ansioso esperando o já tradicional aviso para escrever sobre o final do ano. Geralmente esse aviso me é dado na primeira semana de dezembro. Este ano veio com atraso. Mas, por fim, o aviso chegou. Recebi dia 22 de dezembro o meu carnê de pagamento da SOMATEM (Sociedade Matogrossense de Empreendimentos LTDA).

A SOMATEM é a empresa responsável pela administração do Cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, localizado no Parque Atalaia. Não sei se será lá a minha última morada, em todo caso, pago religiosamente a taxa do condomínio.

Sem dúvida nenhuma, para mim, o recebimento deste aviso é o prenúncio de que o Natal está chegando e o ano terminando. A organização dessa empresa é perfeita. Por isso a minha ansiedade pelo atraso da correspondência. Ao longo de vários anos sempre recebi a correspondência pontualmente em dia. Estava inquieto com o atraso. Pensava cá comigo: “Ai, meu Deus, será que ela também foi corrompida? Será que se reclamar do atraso eu correrei o risco de ouvir a temível frase “não sei de nada?” Mas não. Observando o envelope, verifiquei que ele foi postado no dia 1º de dezembro. Que alívio! O atraso foi por conta daquela Estatal tão cobiçada pelos nossos políticos!

Para quem não está ligando o nome a pessoa, foi lá que aconteceu o primeiro escândalo desse governo findante, e que desaguou no famoso mensalão.

O mensalão foi um movimento político tão forte, que marcou dramaticamente esses últimos oito anos de governo.

O Presidente do Brasil salvou o seu mandato, e consagrou à história a antológica frase – “eu não sabia de nada”, logo imitada por todo o país.

A SOMATEM prima pela ética e competência dos seus gestores. Afinal os seus clientes não podem reclamar – dormem o sono profundo da eternidade. Não sei porque, mas isso me faz lembrar as vozes que não são ouvidas neste mundo dos vivos.

Seria interessante, e salutar para nós, se os nossos homens públicos, especialmente os responsáveis pelo planejamento e finanças, fizessem um estágio nessa empresa. No mínimo aprenderiam a respeitar e a entender as vozes caladas e, quem sabe, se empenhariam com mais rigor a fazer com que, pelo menos, estas vozes pudessem dormir o sono da tranquilidade.

O ano de 2010 morre hoje, e irá para a SOMATEM.

Nasce um Novo Ano. Com ele virão as expectativas de mudanças para uma vida melhor. Uma vida que faça sentido, e – por que não? – o resgate dos nossos antigos valores.


Gabriel Novis Neves

01-01-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.