quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Agora Basta!

Esta é o título do Editorial do Jornal do Conselho (CRM MT), Edição 105-Novembro-Dezembro de 2010.

Quem assina é o professor doutor da UFMT e presidente do CRM-MT, Arlan de Azevedo Ferreira.

“Atitudes isoladas para melhoria nas condições de trabalho e valorização da atividade profissional do médico não tem alcançado a repercussão desejada tanto em relação à saúde pública como também aos planos e operadoras de saúde suplementar.

Temos sido historicamente aviltados tanto quanto a remuneração como pela exposição às péssimas condições de trabalho, sobretudo no setor público.

O valor líquido pago por uma consulta intermediária pelas operadoras de saúde oscila entre R$ 8,00 e R$ 38,00.

Isto assusta e nos tem impedido de dizer um - Agora Chega.

No que concerne à remuneração do SUS, médicos brasileiros estiveram em Brasília e na ocasião foi apresentado um manifesto junto ao Ministério da Saúde e a Câmara de Deputados e Senado. Deixaram claro que a tabela do SUS vai acabar por invibializar o sistema, caso permaneça com a atual remuneração.

Aqui também cabe nossa firme posição do Agora Chega.

No tocante as condições de trabalho, o CRM-MT, com apoio do Sindicato dos Médicos e Associação Médica de Mato Grosso, editou Resolução CRM-MT nº 004/2010 que dispõe sobre a Interdição Ética do setor de retaguarda (Sala Verde) do Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá (HPSMC).

A situação vivenciada pelos colegas médicos e demais profissionais que trabalham naquela unidade hospitalar é completamente indigna e desumana e expõe o médico a mau resultado de seu trabalho e, como sabemos, o significado disto é a perpetuação de dor e sofrimento de nossos pacientes.

Também aqui chegou a hora do Agora Chega.

É direito do médico não trabalhar em condições que o exponham a maus resultados ou que coloquem em risco a vida do paciente.

Estamos analisando a situação dos Pronto Socorros de Várzea Grande, Cáceres e Sinop no sentido de também propor interdição ética para setores não emergenciais, caso medidas efetivas de respeito ao paciente e ao médico não forem adotadas pelos gestores municipal, estadual e federal de saúde.

Por fim, reforçamos que o Agora Basta assumido pelo médico conta com a firme retaguarda do CRM-MT.”


Enquanto isso, os nossos surdos e insensíveis representantes na Câmara Federal, cientes de tantos e sérios problemas sociais desta nação, despudoradamente se reúnem ao apagar das luzes de seus mandatos fiascos, e aumentam descaradamente os seus privilégios monetários com os recursos da saúde pública!

Para mim o Agora Basta já vem tarde!


Gabriel Novis Neves

29-12-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.