quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CURSOS AFINS

Peço a Deus que, enquanto Ele me conceder a graça de um alvará para permanecer por aqui, me conceda também a de poder caminhar pelas ruas da minha querida Cuiabá. Sei que um dia terei que partir, mas não sei quando, nem como – um mistério que não tenho a mínima curiosidade em desvendar.

As minhas caminhadas diárias, muito saudáveis por sinal, são também muito educativas e, principalmente, informativas; e o que é melhor: gratuitas. Aprendo tanta coisa! Tenho um amigo que gastou um dinheirão para ir à Escócia verificar como produzem o legítimo uísque “importado”, tão do seu agrado. Uma amiga voltou decepcionada com os velhos casarões de Florença, na Itália. Aprecia mais as mansões do nosso bairro Jardim Califórnia. Eu, por meu lado, adoro os nossos outdoors, e não é fogo de palha – leio todos. Cada vez estão mais criativos e mais diretos na sua comunicação. A minha cultura se enriquece nas caminhadas, pois adquiro todo dia novos conhecimentos, coisas inusitadas mesmo. E tudo isto pela simples observação das ruas. Afinal, para que servem as ruas? Para expressar o sentimento de um povo. Todas as grandes mudanças de um país, obrigatoriamente, nascem ou passam pelas ruas. Daí a expressão usada por um Presidente da República: “ouçam as ruas”.

Próximo ao Hospital Jardim Cuiabá um imenso outdoor anuncia: “Cursos Afins”. Paro estupefato com a novidade. Que será que vem a ser isso? Cursos Afins? Mas é isso mesmo: a instituição oferece Curso de Direito e Afins. Continuei a caminhada pensando: como evoluiu a educação no Brasil! Ao mesmo tempo despertou em mim certo interesse em fazer um Curso “Afin”. Estou a fim de conseguir um certificado de jornalista. Não estou mais suportando a clandestinidade. Eu escrevo em jornais, revistas, sites, até um blog eu tenho - mesmo sem a carteirinha. Não posso ser sindicalizado e nem credenciado por um veículo de comunicação. Salário nem pensar! Se isso acontecer, estarei tirando o lugar de quem fez universidade. No meu caso não quero nem pensar numa indelicadeza dessas. Como seguro morreu de velho, anotei o endereço do “Curso Afin”. Irei procurar aquela instituição e dizer que quero fazer um curso a fim de ser jornalista.


Gabriel Novis Neves

03/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.