segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

DEZEMBRO

Dezembro é um mês especial. É o mês que anuncia a chegada de um novo ano. É o mês em que, tradicionalmente, faz despertar nas pessoas um forte sentimento de solidariedade.

Dezembro é o mês do nascimento de Jesus. Os rituais para a comemoração de seu aniversário são observados em todo o mundo cristão.

Dezembro é também o mês que anuncia a chegada das férias, das viagens em família, do reencontro familiar, da alegria e da esperança.

Dezembro é o mês da renovação e da reflexão.

E eu reflito. Reflito sobre a minha história de vida. E, refletindo, faço uma regressão aos primórdios da minha existência – até onde a memória permite – e ela é generosa comigo.

Penso, sobretudo, nos valores morais e éticos que me foram ensinados desde a mais tenra infância, e que até hoje os carrego comigo. Valores repassados pelos meus pais, educadores natos e sábios - possuíam um grande respeito à vida.

Pela regressão estendo a rede da colheita neste mar de tempestades que é a vida, trazendo para dentro de mim boas e más recordações.

A vida não me proporciona uma coleta seletiva das relíquias do passado. Às vezes fica contaminada pela melancolia do passado - presente.

É o ser alegre e triste, que é a vida.

Existe no mês de Dezembro um torpor mágico, embalado pelas canções natalinas. Ouço com emoção a melodia mais bela das festas de final de ano - Boas Festas, de Assis Valente. Esta canção só poderia mesmo ser composta por um poeta inquieto, que nem tempo teve para esperar fechar o seu ciclo vital.

Ele fala da procura da felicidade que sempre buscou, e descobre que esse artigo está em falta até na distribuição de presentes do Papai Noel.

Este é o grande momento para reclusão e reflexão, que o Natal me oferece, sabendo que a lógica do ir à frente não existe para os católicos. Tudo será reiniciado, e, em dezembro próximo, passarei pela mesma provação. O nosso calendário é um treinamento para o grande julgamento final.

Gabriel Novis Neves (7.5+149)

02-12-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.