quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

OTIMISMO

Leio nos jornais sobre o otimismo das autoridades fazendárias estaduais com relação às nossas contas públicas. Falou-se até que Mato Grosso é um exemplo para outras unidades da federação, que hoje encontram dificuldades no fechamento de suas contas.

O nosso Estado, além de fechar as contas sem nenhum artifício contábil ou jurídico - de acordo com a Lei da Responsabilidade Fiscal -, ainda deixa saldo em caixa! Fantástico!

Os integrantes da equipe econômica da presidente Dilma, já deram os sinais de alerta. Farão cortes de 20 bilhões de reais no orçamento federal e de 50 bilhões para o BNDES. O atual e futuro ministro da Fazenda Mantega disse: “Gastamos demais nos últimos dois anos, pois a crise exigiu. Crescendo a 7% ao ano, é hora de abandonar o estímulo fiscal e os subsídios. A ordem é mão pesada.”

Mesmo com o corte dos repasses do governo federal, o parcelamento de débitos de ICMS com desconto de multas e juros aos contribuintes, os cortes no orçamento do Estado e a suspensão do pagamento de dívidas com os prestadores de serviços executados, por aqui vai tudo azul!

A despesa com pessoal é paga religiosamente em dia. Seu não cumprimento, além de ferir uma lei Federal, poderá trazer sérios aborrecimentos ao Executivo.

Para melhorar ainda mais a nossa auto-estima, o grande presente de Papai Noel! O Estado atualmente tem plena capacidade de endividamento. Estamos liberados para chegar aos bancos e captar recursos para as obras da Copa do Mundo. Maravilha!

A previsão oficial de recursos para o ano que vem é das melhores. Além do aumento previsto da nossa arrecadação, a Copa trará muitos investimentos privados, que vão alavancar ainda mais a nossa economia.

Com notícias tão otimistas, fico rezando aos meus santos protetores para esta Copa do Mundo chegar o mais rápido possível a Cuiabá.

Estava sem perspectiva com relação ao futuro da minha cidade, que beirando os 300 anos, acumulou tantos problemas que deram origem ao caos atual.

O Campeonato Mundial de Futebol, que terá uma parte realizada aqui, é o grande milagre anunciado. Nossa capital será transformada em um imenso canteiro de obras, remédio único para evitar o rebaixamento da ex- Cidade Verde em mero acampamento.

A palavra de ordem lançada é: “tudo depois da Copa.”

Só de pensar que o meu Estado tem dinheiro guardado no cofre e que a saúde, educação, segurança pública, transporte e emprego, estão a cada dia pior, me dá um desânimo!

Sou péssimo em Matemática e Finanças. Não entendo nada mesmo. Raciocínio sempre de maneira doméstica. Jamais seria capaz de deixar meu filho doente em casa, tendo dinheiro no cofre para pagar o seu tratamento.

Não irei compreender jamais como, com tanto dinheiro em caixa, o governo do Estado só irá investir em obras sociais com recursos da Copa.

Acho que não é para entender mesmo. Com tantos malabarismos contábeis e jurídicos para fechar as contas direitinho, e mais o dinheiro no cofre, desconfio que seja tudo virtual. Acho que alguém está enganado com relação a nossa economia. Tomara que seja a equipe econômica do novo governo.

Otimismo! Vamos receber o Papai Noel com alegria - que este ano chegou antecipado.


Gabriel Novis Neves (7.5+145)

28-11-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.