sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

VISITA

No dia 10 de dezembro Cuiabá recebeu a visita expressiva de duas personalidades: o gerente de segurança da FIFA e o ex-governador Pedro Pedrossian (82).

A FIFA mandou o seu representante para checar, in loco, as providências que estão sendo tomadas pelo Estado quanto à segurança física dos turistas que visitarão nossa cidade durante os dois jogos da Copa do Mundo de 2014.

O ex-governador Pedro Pedrossian - após longa ausência - veio a Cuiabá, atendendo ao convite especial da UFMT, para receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Mato Grosso - em solenidade que marcava o 40º aniversário da sua criação.

O representante da FIFA foi recebido oficialmente pelas nossas autoridades e tratado como tal. A sua presença foi amplamente divulgada pela mídia televisada e escrita.

O ex-governador Pedro Pedrossian que, entre outras obras de grande relevância social, criou três universidades federais em Mato Grosso, desembarcou anonimamente no Estado. Sua chegada foi timidamente divulgada pela imprensa. Para recepcioná-lo, ele contava com um grupo de amigos leais e comprometidos com a educação.

Longos 40 anos transcorreram para que esta justa homenagem lhe fosse prestada. No decorrer de todos esses anos, o criador da maior usina de conhecimento e cultura do Estado de Mato Grosso foi displicentemente ignorado pelos nossos governantes de plantão. Não que Pedrossian aspirasse ou tivesse a pretensão de reivindicar tal homenagem - a sua grande sabedoria o isentava de tal desejo.

A solenidade de entrega do título outorgado pela UFMT a Pedrossian foi marcada pela emoção. A presença de um grande público, uma prova inequívoca do valor da justa homenagem. A ausência de representantes dos governantes de plantão, uma prova inequívoca da indiferença com a educação.

Bem a propósito: durante a semana o assunto foi o péssimo desempenho do nosso Estado, na avaliação feita pelo MEC, com relação à compreensão da leitura dos nossos alunos do ensino fundamental.

A conclusão do relatório é desesperadora! Nos últimos 10 anos, não avançamos um milímetro com relação à melhoria desse quesito básico.

Na classe social de grande poder econômico, a melhoria da leitura teve um acréscimo dez vezes inferior às classes pobres de países como, por exemplo, o Chile.

Pelo andar da carruagem, o governo continuará a não priorizar a educação. A idolatria pelo nada continuará na ordem do dia das prioridades do atraso.


Gabriel Novis Neves

13-12-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.