domingo, 5 de dezembro de 2010

Pássaros ornamentais

A cor azul sempre exerceu em mim certa fascinação. É uma cor que afeta muito o meu emocional. Menino do interior, fui criado praticamente ao ar livre - numa época em que o céu era de um azul límpido e puro. Era tão azul o céu da minha infância que até hoje sinto o seu efeito tranquilizador e relaxante!

Em ecologia o nosso Estado é “tri-ambiente”. Temos o pantanal, o cerrado e a floresta. Cada uma dessas regiões possui pássaros específicos.

Nosso pantanal tem 423 espécies de aves que só habitam esse ecossistema. Na Amazônia são 260 aves exclusivas e no cerrado 29 aves que não sobreviveriam em outro habitat.

Como são lindas as nossas aves! E as aves azuis? Sou obrigado a declarar que até na fauna a cor azul me atrai. Além de azuis, algumas aves ainda possuem elegância e graciosidade.

A garça azul, por exemplo. Ave de pequeno porte, medindo em torno de 50 cm de comprimento. Sua plumagem é azul acinzentada, bico forte e pontiagudo de cor azulada. Do alto dos seus 50 cm, é de uma elegância ímpar.

Outro exemplo é o azulão macho. Plumagem totalmente azul-escura! Esta ave é interessante, pois não vive em bando e se reproduz entre setembro e fevereiro.

Temos também o papagaio azul, tão ou mais lindo que o falador verde. E a arara azul? Além da sua peculiar beleza, é a maior arara do mundo. 70% delas vivem no Pantanal.

“Brasil, o país das aves!” Assim somos denominados. Somos tão ricos em espécie e quantidade de aves quanto pobres em preservar este patrimônio. As nossas aves são constantemente contrabandeadas, sem que se veja por parte do governo nenhuma ação eficaz para evitar este abuso contra a Natureza. Mas este assunto é para outra ocasião.

Hoje quero falar das aves e da cor azul.

A academia de ginástica que costumo frequentar é repleta de velhinhos. Nós - faço parte dos velhinhos, claro – achamos melhor acreditar em tudo. Inclusive que leves exercícios físicos de madrugada prolongam a vida. Pois bem. Outro dia um desses velhinhos me chamou a atenção para a linda garça azul presente na academia. Ele estava impressionado com a beleza dela. Olhei ao redor e nada vi. Ou melhor, vi sim. E concordei com meu colega de idade: era a mais linda garça azul que já tinha visto. Dentro da sua impecável malha azul ela desfilava indiferente ao próprio encanto e ao encanto que despertava. Desfilava para nós – pobres mortais - toda a sua elegância, beleza e leveza. Não percebe a alegria que causa a todos, com a sua presença marcante.

Ainda bem que nesses assuntos o governo não se mete, pois, se assim fosse, esta nossa garça azul estaria ameaçada de extinção.


Gabriel Novis Neves (7.5+112)

08-11-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.