No
processo de formação das nossas crianças valorizamos mais a parte de ensino que
a cultural. Só pode ser um vício adquirido durante nossa longa colonização.
Quando
Ceremecê, o grande chefe Xavante, afirmou ao seu povo que ninguém ensina o que
não sabe, queria dizer que só o conhecimento da aprendizagem, pesquisa e
cultura, formariam o ingrediente de uma sólida formação.
Captamos
essa sensibilidade educacional dos chamados povos das florestas e a utilizamos
como modelo da recém-nata Universidade Federal de Mato Grosso.
Invertemos
o binômio “ensino e pesquisa” para “pesquisa e ensino”. Mas, não nos
descuidamos da parte cultural.
A
primeira obra da UFMT foi o Museu Rondon, em uma clara sinalização dos nossos
interesses e respeito aos primeiros donos da terra.
Linearmente,
avançávamos na pesquisa para criação de novos cursos de ensino dentro da nossa
realidade.
A
parte cultural evoluía com o aparecimento de novos museus, da orquestra
sinfônica, da biblioteca, e até de uma escola de samba que, no dizer de Eduardo
Portela, é a maior manifestação de cultura popular do Brasil.
Difícil
foi convencer o Ministério da Educação que, mesmo uma universidade com menos de
dez anos de orçamento federal tinha, como uma das suas principais prioridades,
a construção de um teatro.
Entendiam
que, naquele momento, o importante era o ensino tradicional com seus blocos de
ensino, salas de aulas, carteiras e lousas.
Já
tínhamos a biblioteca central, de grande importância no período anterior ao
advento da Internet.
Descobrimos
que o teatro vetado poderia ser viabilizado apenas com a mudança no nome do
projeto: “Teatro Universitário” passou a ser chamado de “Auditório da
Biblioteca”.
Aprovado,
o novo teatro foi entregue como instrumento de formação dos nossos jovens no
dia 26 de janeiro de 1982, por ocasião da Reunião do Conselho de Reitores das
Universidades Brasileiras (CRUB).
“Cultura é grosseiramente qualquer coisa que
nós fazemos e os macacos não fazem”. Lord Raglan (1788-1885).
Gabriel
Novis Neves
08-12-2014
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