terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

AS OBRAS


O governo estadual passado, motivado pelos jogos da Copa em Cuiabá, extrapolou todos os limites de segurança orçamentária para em, apenas quatro anos, tentar mudar a cara da nossa quase tricentenária capital.
Obras arrojadas foram colocadas em execução, muitas delas além das exigidas pela FIFA e não condizentes com o orçamento do Estado.
Os poucos compromissos do governo federal com recursos, como os destinados à reforma e modernização do Aeroporto Marechal Rondon e às obras de mobilidade urbana, não foram cumpridos.
A tão falada parceria com a iniciativa privada objetivando a construção da Arena Pantanal não saiu do discurso, onerando os cofres públicos em torno de seiscentos milhões de reais.
É bom frisar que essa obra ainda não foi terminada por falta de pagamento do Estado.
Durante os quatro jogos da Copa foram realizados esforços plásticos provisórios que encantaram a todos: público e imprensa.
O governo do Estado, protegido pelas leis especiais estaduais e federais, foi fundo aos bancos privados e oficiais atrás de empréstimos, complicando ainda mais o futuro do desenvolvimento do Estado, tudo isso “dentro da legalidade” que a Copa permitia.
Afinal, era o nome e o prestígio do Brasil que estavam em jogo, repetindo a situação da África do Sul que ficou em extrema penúria após a Copa tendo de demolir milionárias Arenas para evitar gastos maiores.
Até hoje muitas obras não foram terminadas por atrasos do pagamento das medições em serviços realizados, cofres vazios, além da falação dos preços das mesmas e da qualidade dos projetos feitos às pressas.
A verdade é que a minha cidadezinha está irreconhecível, com aspecto de metrópole.
A grande Cuiabá ficará maior e melhor após a conclusão das obras – o que constatei em manhã calma de clima ameno durante três horas de andaço de carro.
Como a política atual é de conclusão de obras inacabadas, está nisso incluído o esqueleto do hospital do CPA iniciado em 1984, batizado agora como Centro Médico Materno-Infantil.
Terá duzentos leitos, serviço de apoio, ambulatórios, e isso já consegue me deixar animado com essa nova visão de concluir as chamadas obras inacabadas da Copa 7X1.
Essa decisão política representa quebra de paradigmas, onde governo novo não reconhece dívidas passadas e nem conclui obras herdadas dos seus antecessores, salvo raríssimas exceções.
O término dessas obras proporcionará um choque de desenvolvimento e um grande presente para Cuiabá.
O mérito das melhorias urbanas ficará com dupla paternidade e a nossa população jamais se esquecerá dos seus verdadeiros benfeitores.

Gabriel Novis Neves
25-01-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.