sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Primeiros sinais


A cidade amanheceu com sinal de que o dia dos pais está próximo. Li um outdoor com os seguintes dizeres: “Pai é beleza. Merece um perfume no seu dia.” Este dia será o segundo domingo de agosto. Fui ao “pai dos burros” para entender porque pai é beleza. O dicionário me esclarece. Beleza significa: encantador, formoso, perfeito, gracioso, belo. Não me enquadrei na agenda do “pai dos burros” e, no entanto sou pai. Chego ao meu prédio e pergunto ao porteiro o que é ser pai. O pouco letrado trabalhador me responde sem pensar: “- Ser pai é ser responsável.” Agradeço a ajuda.
Repito a pergunta aos trabalhadores simples do meu hospital. Não encontro uma resposta que bata com a do dicionário. O motorista me diz que ser pai é educar bem o seu filho. O responsável pelo estacionamento afirma ser difícil ser um bom pai. O rapaz da farmácia acha que ser pai é participar da vida do filho. O coletor de sangue entende que ser pai é dar bom exemplo ao seu filho. Enfim, colhi informações suficientes a uma pesquisa séria sobre ser pai.
Enquanto isso na sociedade consumista ser pai é ganhar presente, quando o grande presente ele já ganhou que é o seu próprio filho. Filho é o presente que as agências de publicidades deveriam divulgar. E filhos você não compra em lojas ou shoppings. O filho é o presente que o pai merece como produto do seu amor. E por que perfume? Pai tem mau cheiro? No segundo domingo de agosto temos, segundo a publicidade, de mascarar este odor porque o pai merece. Aí me vem à lembrança de um dos maiores poetas brasileiros: Cartola na sua mais famosa canção diz que as rosas não falam, exalam perfumes. Os pais exalam os perfumes que são os seus filhos.

Gabriel Novis Neves
26-07-09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.