sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Mentiroso



Lembro-me muito do Bar do Bugre quando o assunto é a mentira. O velho casarão era uma verdadeira assembléia ecumênica com relação aos seus freqüentadores: Secretário de D.Aquino Corrêa, profissionais liberais, magistrados, funcionários públicos e políticos. Quando meu pai tinha uma folga no caixa, naquela época chamada de máquina registradora, aproveitava para dar uma saidinha até a porta central do bar, onde perambulavam as novidades. No retorno muitas vezes me dizia: “- Ali só ouvi mentiras, também hoje a maioria é de políticos.”

Cedo aprendi que o homem não vive sem mentir. Mentir faz parte da nossa vida. Como atualmente só ouvimos mentiras, resolvi fazer uma pesquisa sobre o mentiroso. A bibliografia é abundante. Tudo começou com aquela sacana da serpente mentindo para Eva que ela poderia sim comer a maçã. Olha que merda aconteceu daquela mentira! Um mundo irreconhecível.

Alguns mentem mais, outros mentem menos. Quando lemos um jornal ou assistimos aos noticiários das televisões, abertas ou fechadas, sabemos que vamos ouvir e ver mentiras e desgraças. A maioria das pessoas mente porque a mentira é melhor que uma verdade. A sociedade também tolera as pequenas mentiras. A mentira social e a mentira terapêutica são consideradas dos males, o menor. E não me incomoda tanto. Mas a mentira política, esta é insuportável. E foi com relação à mentira política que fiz uma pesquisa.

Escolhi um estado brasileiro onde é difícil encontrar a verdade. A mentira é o seu idioma oficial. Não é por outro motivo que é o “lanterninha” no índice de desenvolvimento humano (IDH). É aquela terrinha do Bigode e dos logradouros públicos de um nome só. Encontrei um trabalho de um membro do Ministério Público e professor universitário sobre o assunto. Verifiquei que não estamos diferentes desta região.

Assistindo a recente programa de televisão não reconheci o meu estado. Que maravilha é a vida por aqui! Com poucos e parcos recursos conseguimos verdadeiros milagres em termos de gestão pública. Todas as escolas públicas foram reformadas. As que não possuíam quadras esportivas de múltiplo uso com cobertura, foram construídas. Possuem piscinas, bibliotecas, laboratórios de informática, professores super motivados com salários chineses, creches, restaurantes com alimentação balanceada por nutricionistas, serviço médico escolar além das aulas de recuperação. O transporte escolar da população rural é feita em ônibus novos e climatizados e trafegam por excelentes estradas asfaltadas. Conseguimos quase a perfeição na área educacional. Outros setores sociais estão ainda melhores que a educação.

É necessário convir que no exercício do poder é proibido mentir. No exercício público não se deve fazer concessão à mentira. O homem público que mente deveria ser apeado, arremessado do poder, pois das mentiras que conta resulta prejuízos para o conjunto da sociedade. Sou intolerante ao homem público mentiroso. Infelizmente a mentira é vendida na política como “jogo de cintura”.

No Rio de Janeiro temos um político especialista em factóides. Lança a mentira e espera o resultado para tirar proveitos políticos. Por que alguns homens públicos mentem? Mentem porque a sua vida e sua obra é apenas uma mentira, um engodo, uma falácia. O pior é que muitos homens públicos fazem da mentira a sua profissão.

Gabriel Novis Neves
13-08-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.