sexta-feira, 28 de junho de 2024

VENTO SUL


Fui avisado por um amigo que mora numa região deserta nos contornos de Cuiabá, que retirasse os agasalhos de frio do armário.


Disse que lá pelas suas bandas sentia ‘um ventinho sul agradável’ — prenúncio de queda de temperatura.


Consultei ‘o tempo’ no meu celular e ele marcava 23 graus!


Fui dormir com o meu dormitório refrigerado, como sempre, em 19 graus.


Ao acordar, antes das sete da manhã, e abrir a janela senti um vento frio, que me obrigou a mantê-la fechada e seguir a opinião da minha enfermeira colocando um casaco de lã.


Consultei novamente ‘o tempo’, que agora marcava 18 graus.


A cozinheira chegou de moto, toda ‘encapuzada’ avisando que, finalmente, o frio chegou.


Os cômodos que ficam na parte da frente do meu apartamento tiveram suas janelas fechadas.


Escrevo no escritório do meu apartamento que não foi agraciado pelo vento sul.


O sol reinou como nos melhores dias e inundou o meu escritório, que fica nos fundos da cobertura.


Para mim este inverno se resumiu numa noite de ‘agradáveis ventos sul’.


Como está ‘tudo mudado’ as festas juninas de bem antigamente eram com temperaturas amenas, seguidas das madrugadas ‘geladas’ das missas de São Benedito.


Meu aniversário na primeira semana de julho era sempre com frio, ficando os convidados todos ‘empilhados’ nos salões da cobertura.


Nos jardins do meu apartamento ninguém se atrevia a ficar lá.


‘Bebidas fortes’ e ‘comidas quentes’ faziam a alegria de todos os parentes e amigos.


O sol se fará presente em todos os próximos dez dias, e só as madrugadas terão climas agradáveis para a nossa tristeza, já que passamos todo o ano no calor.


Meu motorista ‘ralhou comigo’ de tanto que fico reclamando do tempo, pois existem coisas bem piores, como as enchentes, inundações e ‘golpe militar’ na vizinha Bolívia.


Calor já estamos acostumados e ‘sabemos nos virar’.


Gabriel Novis Neves

26-06-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.