domingo, 16 de junho de 2024

METADE DO MÊS


Sorrateiramente atingimos a metade do mês das festas juninas — Santo Antônio, São João e São Pedro — emendando com São Benedito, no primeiro domingo de julho.


Não gosto de exercer o saudosismo, mas não posso deixar de recordar da minha infância longínqua.


Meu avô Alberto Novis era festeiro, e as festas de Santo Antônio e São João não passavam despercebidas.


Médico, surdo e viúvo duas vezes, convocava a família e amigos para pularem a fogueira no quintal da sua casa.


O casarão da rua Voluntários da Pátria ficava pequeno para tanta gente que ia brincar e festejar.


Meu pai era encarregado de comprar os fogos de artifício.


O poço, bananeiras e coqueiros, serviam de aconchego para as brincadeiras da criançada.


Bandeirolas, dança da quadrilha, casamento do festeiro e roupas de matuto compunham o cenário da festa.


Comidinha típicas, salgadinhos, bolos e doces próprios dos santos festeiros com xícaras de chocolate quente.


Batata doce assada, espiga de milho verde na brasa da fogueira eram iguarias indispensáveis.


A festa de São Pedro era realizada na casa dos meus pais, na rua do Campo.


Missa pela manhã, com o meu pai levando o santo padroeiro da família para a igreja em procissão com familiares e amigos.


Chá com bolo no retorno da igreja, almoço de festa e fogueira no quintal como na casa do meu avô.


Essas festas tradicionais foram sendo adequadas com o crescimento da cidade.


A lavagem de São João desapareceu com o Córrego da Prainha e o Tanque do Baú.


A festa de São Pedro ‘com a reza do terço’ é realizada na casa da minha irmã Aracy, seguido das guloseimas tradicionais.


Santo Antônio, São João e São Pedro são festejados por religiosos com seus rituais.


São Benedito é uma festa da igreja, com três missas de madrugada, terminando com a procissão no primeiro domingo de julho.


A imagem do santo no andor é carregada por devotos, acompanhada por uma banda de música e percorre algumas ruas da cidade.


No retorno à igreja do Rosário havia a quermesse, com muita comida vendida para a manutenção das obras sociais, do santo querido dos cuiabanos.


Gabriel Novis Neves

13-06-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.