sábado, 1 de junho de 2024

FAMÍLIA NUMEROSA


É muito bonito pertencer à uma família numerosa como a do meu avô paterno e do meu pai.


Minha avó Eugênia teve ‘quinze filhos’ de parto normal em casa, sendo dez homens e cinco mulheres.


Nasceram no final do século XIX e início do século XX.


Todos os dez homens tiveram apelidos e apenas duas mulheres das cinco.


Meu pai foi o sexto da lista, nascido em 1894, logo apelidado de Bugre, acho que pela cor da sua pele semelhante a dos índios bororos.


Quando aos 26 anos inaugurou o Bar Moderno, o povo agregou bar ao seu apelido.


Passou a ser chamado de ‘Bugre do Bar’ e o ‘Bar Moderno’ de ‘Bar do Bugre’.


Meu pai constituiu família com Irene Novis em 1934.


Ela vinha de uma família de sete irmãs e um irmão.


Eu nasci em 1935, e sou primogênito de uma família de cinco mulheres e quatro homens.


Daí para a frente as famílias foram reduzidas para três e dois filhos, sendo a família da minha irmã Yara, com três filhos homens e uma mulher, a exceção.


Os apelidos também foram desaparecendo, ficando um ou outro de uso doméstico.


A geração dos meus filhos e netos pensam em famílias de um, ou máximo dois filhos.


A escolaridade pública, com raras exceções, é de baixa eficácia, e o preço do ensino particular muito distante do poder aquisitivo da classe média.


Isso faz com que as famílias se retraiam com diminuição de filhos, pois todos os pais desejam que seus filhos cursem uma faculdade.


O mundo está muito competitivo e o ‘diploma de curso superior ajuda’.


Existem as exceções para confirmarem a regra.


Meus três filhos e seis netos cursaram a Universidade, sendo que seis desse conjunto, abandonaram seus diplomas universitários para outros projetos.


Duas concluíram com brilhantismo seus cursos de Direito, com aprovação da OAB, e são empresárias do ramo de alimentação.


Duas de Direito, também com aprovação da OAB, e uma com curso de Administração de Empresas, trabalham no ramo de transporte para uma multinacional.


O odontólogo é fazendeiro e plantador de teca para exportação.


Exercendo a profissão universitária tenho um filho e neta médicos, e neto com curso concluído de Direito e aprovado pela OAB.


Triste mesmo é quando começa a ‘faltar filhos’ de uma família numerosa.


Assim é a vida!


Gabriel Novis Neves

21-05-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.