quarta-feira, 19 de junho de 2024

VESTUÁRIO INÚTIL


A roupa de vestir deveria ser sempre útil e arrumada no guarda-roupa.


Na prática isso não acontece, e tenho uma gaveta lotada de pijamas.


Todos eles ganhei de presente em ‘datas especiais’: meu aniversário, Natal e Dia dos Pais.


Alguns dos meus filhos me presenteiam quando retornam de viagens.


Já avisei que não preciso mais de pijamas, pelo menos nesta vida.


Não se conformam com a minha advertência e justificam dizendo que os pijamas poderão ser úteis numa internação hospitalar.


Pijama e frutas, como maçã e pera, fazem parte da imaginação popular com relação à doença.


Quando plantonista de hospitais do SUS, no horário das visitas, tive a oportunidade de constatar o que afirmo.


A maçã e a pera não fazem parte da alimentação dessa clientela, caracterizando-as como ‘frutas hospitalares’’.


Outro hábito da nossa gente é ter pijamas para dormir, ou levar para o hospital.


Esquecem que um paciente ao se internar no hospital recebe ‘o uniforme hospitalar’, diferente dos pijamas de mangas e pernas compridas ou curtas.


Meu pai em casa só usava pijamas de mangas e calças compridas.


Tenho pijamas no meu ‘enxoval’, porém não me lembro de ter usado alguns deles, sendo todos de calças e mangas curtas.


Minha roupa predileta em casa são as bermudas, calções e camisetas.


Durmo só com a camiseta, a minha companheira inseparável.


Fui ficando velho e abandonei outros hábitos como o uso de meias, sapatos fechados, camisa social, gravata, blazer e ternos.


O calor de Cuiabá também me ajudou na mudança do meu vestuário, transformando muitas roupas em peças inúteis.


A gente escreve tanta besteira, mas são observações de toda uma vida que registro!


Interessamo-nos em saber como vivem os esquimós, e incluo o hábito de se vestir de um cuiabano.


Gostaria de saber as razões que fizeram do pijama uma roupa necessária para dormir, assim como ‘frutas nobres’ devem ser levadas aos pacientes nos hospitais do SUS.


Nunca receitei maçãs e peras, tarefas dos nutricionistas hospitalares.


Gabriel Novis Neves

17-06-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.