sábado, 8 de junho de 2024

CLUBES DE FUTEBOL DE CUIABÁ


Assisti a um documentário dos 90 anos do Mixto Esporte Clube, por sinal muito bem feito, que resgata, em parte, a linda história do clube da rua Cândido Mariano.


Conheci quase todos os fundadores do preto e branco.


Citarei nesta crônica os mais marcantes da história do clube fundado na papelaria Pepe, por homens e mulheres.


Morei por dez anos na rua de Baixo, vizinho do professor Ranulpho Paes de Barros.


Passei-o a admirá-lo pela sua dedicação ao clube.


Nos domingos, da janela da minha casa, via o professor Ranulpho se dirigir ao campo do Colégio Estadual, inaugurado em 1942 por Júlio Muller.


De terno branco e gravata, ia assistir à preliminar, formado pelos jogadores reservas, daquele que foi o seu time do coração.


Naquela época os cuiabanos e migrantes torciam pelos times de São Paulo, e principalmente, do Rio de Janeiro, onde era maior a colônia cuiabana, lugar predileto dos nossos jovens que procuravam cursar uma faculdade.


Em 1946 me mudei para a rua do Campo entre o Clube Feminino e a sede da Academia de Mato Groso.


Com meus colegas organizávamos ‘campeonatos de jogos de botão’, confeccionados em casa e jogado no chão do corredor, sala de visita e quarto.


Lá em casa na época éramos três meninos, e cada um escolheu seu time, que era do Rio de Janeiro.


Eu logo escolhi o Botafogo de Futebol e Regatas para ser o meu time de botão.


Pedro, o Fluminense, e o Inon o Flamengo.


Meu pai apreciava as touradas no Campo d´Ourique e a corrida de cavalos na Várzea de Ana Poupina.


Tive um colega que tinha um jogo de botões do Bangu.


O futebol cuiabano era totalmente amador e todos os seus craques exerciam alguma atividade.


Na quadra, após a Academia de Letras, bem na outra esquina, um rapaz que estava concluindo o ensino de 2º grau, para estudar medicina no Rio de Janeiro, jogava futebol pelo Americano.


Nos dias de jogos do seu clube, saía de casa com uniforme e chuteiras.


Ia caminhando pelas calçadas até o campo do Colégio Estadual, no Bosque.


Amigo, e futuro colega, retornava assim para casa.


Mixto, Dom Bosco, Americano, Paulistano e ABC eram os clubes que me lembro.


O Lisboa, roupeiro do Mixto morava na rua atrás da minha casa e participava das nossas brincadeiras.


Pepe e Naly, donas da Papelaria Pepe, não perdiam um jogo de futebol aos domingos.


Praticavam tênis pelo Mixto, indo uniformizadas e com raquetes e bolas ao Estádio do Colégio Estadual.


Eu me tornei torcedor do Americano e Botafogo no Rio.


No Rio de Janeiro assisti à estreia do Garrincha jogando no time de aspirantes do Botafogo, em março de 1953, no estádio da rua General Severiano.


No retorno à minha cidade natal para exercer a minha profissão de médico, não encontrei mais o Americano, Paulistano e ABC.


Os jogos eram realizados no Dutrinha, no Porto.


Morei quase em frente da casa da dona Zulmira Canavarros que se tornou minha cliente. Era fundadora e autora do lindo hino do Mixto.


Deixei de torcer por clubes daqui, sem antes não assistir a um jogo de futebol de um clube profissional e amador.


O Madureira do Rio de Janeiro deu um show no meu Americano, em 1952.


Gabriel Novis Neves

30-05-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.