quinta-feira, 6 de junho de 2024

TRABALHO DIFÍCIL


Eu vim da área da medicina e tenho enorme dificuldade em corrigir os meus textos.


Depois de escritos, leio-os várias vezes, e assim mesmo deixo muito a desejar.


Nada mais frustrante que uma crônica com erros de pontuação.


Tenho a felicidade de ter um amigo doutor na língua pátria, que com muito cuidado, quase que pedindo perdão, me chama a atenção para esses deslizes que estou sempre a cometer com a nossa gramática.


Agradeço a sua ajuda e fico aborrecido com a minha ‘falta de atenção’.


Para um perfeccionista, uma vírgula mal colocada é sinal de frustração.


Tento imitá-lo nos seus textos perfeitos e elegantes, mas não tenho conseguido.


É como ele diz: ‘eu venho de longe e esse aprendizado se faz gota a gota’.


‘Nossa diferença é que você é médico e eu professor de português’.


‘Com um bisturi na mão, com toda a certeza cometeria erros bem mais graves’.


Todos os grandes escritores têm revisores, com exceções dos gênios.


Sou obrigado a pensar em Machado de Assis, João do Rio, Mena Barreto, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, Ruy Castro.


Escrever é muito semelhante a ser um psicanalista.


Para exercer a sua profissão tem que ser analisado.


Para escrever é obrigado a conhecer muito bem a gramática portuguesa, um mínimo de cultura geral e criatividade.


Na escrita existe muitas especialidades.


Eu fiquei na mais simples, que é escrever sobres as coisas do cotidiano.


Considero-me um ‘fotógrafo’ do nosso dia-a-dia.


Iniciei percorrendo as calçadas das ruas da minha cidade prestando atenção em tudo que via e trazendo para o caderno de rascunhos.


Depois de ‘corrigidos’ sempre com auxílio da revisora Christina e ‘do saudoso autodidata Vila’, transcrevia no meu computador.


Há muitos anos ‘parei de caminhar’, por ter artroses nos joelhos e disautonomia.


Hoje invento histórias teclando direto na tela do meu notebook.


Fico com as dificuldades da correção, como agora.


Gabriel Novis Neves

04-06-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.