terça-feira, 18 de junho de 2024

POR ONDE PASSEI


Vou tentar me lembrar das pensões por onde passei no Rio de Janeiro, e das casas que morei em Cuiabá.


Praia de Botafogo, rua Almirante Tamandaré, rua Marquês de Abrantes, rua Correa Dutra, Praça do Catete, rua Paissandu, avenida Atlântica, rua Senador Vergueiro.


Na rua Marquês de Abrantes morei em três endereços diferentes, e na Almirante Tamandaré em dois.


Tive vários companheiros de quarto, iniciando com Carlos Eduardo Epaminondas, Celso de Barros, José Vidal, Juvenal Alves Corrêa, Ney Pinheiro.


Com a chegada do Pedro, meu irmão, ele passou a ser meu companheiro até o meu retorno à minha cidade natal para exercer a profissão de médico.


Aqui em Cuiabá, morei na rua de Baixo, rua do Campo, Marechal Floriano, Marechal Deodoro, Major Gama e Estevão de Mendonça.


Cada moradia tem a sua história e que merecia ser escrita.


Todas as residências que morei me deixaram um aprendizado.


A mais ‘glamorosa’ foi a da avenida Atlântica, no quarto do 10º andar de frente para o mar.


Como era gostoso dormir ouvindo ‘os cânticos’ das ondas do mar e acordar naquele cenário da praia mais famosa do mundo — Copacabana.


Estava começando a ‘bossa nova’ e me lembro quando comprei o disco ‘Chega de Saudade’, gravado por Agostinho dos Santos.


Aprendi com o casal de judeus da pensão da avenida Atlântica, que comida não se desperdiça, mesmo que seja uma rodela de tomate!


A mais ‘elegante pensão’ foi a da rua Paissandu, com vizinhos ilustres: Alceu de Amoroso Lima, Fernando Ferrari, Tarso Dutra, Jaime Cortesão, Murilo Mendes.


Pensão era só o quarto de dormir. Café da manhã no botequim. As refeições eram no restaurante universitário, na Praia Vermelha.


Na rua senador Vergueiro a vizinha ilustre era irmã do poeta Vinícius de Morais.


Acumulei durante esses anos no Rio de Janeiro, muito conhecimento e que me serviu de bússola para o resto da minha vida.


Foi na rua Senador Vergueiro que ‘descobri’ a futura mãe dos meus filhos.


Fui um ‘andarilho’ percorrendo e aprendendo por onde passei.


Dou graças a Deus, pela oportunidade recebida!


Gabriel Novis Neves

15-06-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.