sexta-feira, 31 de maio de 2024

MESA DO ALMOÇO


Tudo começou comigo e Regina numa pequena mesa retangular de madeira fazendo as nossas refeições na copa da casinha alugada de oitenta metros quadrados, na rua Marechal Floriano Peixoto.


Os filhos, noras, genro, netas, netos, bisnetos foram chegando.


A casinha foi trocada por uma bem maior na Major Gama, no Porto, na subida do Morro do Tambor.


De lá para cá o meu endereço definitivo é um apartamento de cobertura no bairro Popular.


O almoço com a família era realizado na sala de jantar, em uma mesa de dez lugares feita de pedra.


Depois, por aumento da família, abri um espaço onde era um pequeno jardim na sacada do prédio, para a colocação de uma mesa redonda de vidro em continuação à mesa de pedra.


Assim toda a família ficaria reunida no almoço e jantar.


Para apoio dos bisnetos, por enquanto, utilizo a mesa da copa, de cobertura de mármore para suas refeições.


Quando crescerem vão querer fazer as refeições com os adultos.


Pretendo construir um puxadinho na sala de refeições para ficarem todos juntos, ou abrir um salão de refeições na cobertura do apartamento.


Hoje um neto vendo a mesa de refeições ‘apinhada’ de gente, com muita comida, todos falando ao mesmo tempo, felizes da vida, me encarou e perguntou: ‘como o senhor sente neste ambiente’?


Foi difícil escolher uma simples palavra que sintetizasse tudo que passava no fundo do coração.


Tive vontade de chorar de tanta emoção e lembrar como tudo isso foi construído, que não foi por acaso.


‘Muito feliz’, foi a minha resposta!


‘Diz mais’ — retrucou educadamente meu neto.


Respondi: ‘É uma sensação agradável poder reunir todos vocês, pelo menos uma vez por semana’.


Não vejo o tempo passar, para ter a bisneta Maria Valentina entre nós.


Só a conheço por fotografias!


‘Está tão bonita! Com saúde graças a Deus’!


Contei vinte e nove pessoas almoçando comigo!


Quanta felicidade meu Deus!


Espero por muitos anos saborear o contato com essas criancinhas e as que cresceram.


Gabriel Novis Neves

25-05-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.