quarta-feira, 29 de maio de 2024

UNANIMIDADE


Quando todos começam a falar que o meu cabelo está comprido, significa que está na hora de cortá-lo.


Nos meus ‘tempos de vaidade’, e lá se vai muito tempo, comparecia ao salão de cabelereiros de quinze em quinze dias, sempre fora de Cuiabá.


Meus cabelereiros ficavam em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.


Quando estudante era atendido pelo barbeiro na própria faculdade, na Praia Vermelha.


Antes de viajar para estudar medicina, procurava o ‘plantonista’ da rua do Meio, a rua dos cabelereiros.


Ao retornar médico ao meu torrão natal não conhecia os bons profissionais da cidade e vivia arriscando em salões desconhecidos.


Não sei por que não tínhamos bons profissionais e todos ‘brigavam com um redemoinho no meu cocuruto’.


Ia muito ao Rio e acertava o corte do meu cabelo por lá.


Um cabelo bem cortado remoça a pessoa e transmite ao freguês ‘um aspecto de limpeza’.


Quando adolescente o meu cabelo era cortado tão curto que era obrigado a usar glostora ou gumex para ele não ficar arrepiado.


Durante muitos anos não tinha cabelereiro em Cuiabá, e o meu ficava em Brasília.


Era um maranhense falador chamado de Raimundo, que a todos dizia ser o cabelereiro do Presidente da República.


Cortava cabelo com ‘tesoura de ouro’ e a ‘fogo’.


Em São Paulo era o Mário, português que mudava a fisionomia dos jogadores de futebol, e personalidades políticas e empresariais, pelo corte de cabelo.


Fazia questão de ilustrar o seu salão com fotos ‘antes e depois’ dos seus clientes famosos.


Muito rápido ao atender seus clientes foi o melhor que conheci.


No Rio de Janeiro o melhor profissional que me atendeu recentemente foi um excelente nordestino.


Há cinco anos não viajo e estou satisfeito com o atual.


Sou atendido em casa, e ele preenche todos os meus requisitos.


Seu corte não me deixa com ‘cara de jogador de futebol’, e é um amigo que ganhei.


É nascido em Rondonópolis e cuiabano de coração.


Gabriel Novis Neves

27-05-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.