sexta-feira, 24 de maio de 2024

SÁBADO DIFERENTE


O almoço da família está com um número reduzido de participantes, que nem parece ser hoje sábado.


Para não dizer que não veio ninguém da família, vou almoçar com dois netos e um quase, que se tornará neto em outubro, quando se casará com a minha última neta, médica.


Os outros familiares justificaram suas ausências, abonadas por mim.


Nesses encontros aprendo muito de tecnologia, em particular dos ‘aplicativos’ do meu celular.


Meus netos pertencem à geração que tudo conhece dessas modernas tecnologias e internet.


Estou em ‘lua de mel’ com o TikTok, Facebook, Instagram e Messenger.


O TikTok é fácil de manipular. Faço ‘o arroz com feijão’. Paro por aí.


No Facebook só sei postar as minhas crônicas, incapaz de um bate-papo com um amigo.


O Instagram só aprendi a teclar em cima do aplicativo, o mesmo acontecendo com o Messenger.


Vou precisar de muitos almoços para aprender a trabalhar com esses aplicativos, que todo mundo tem e trabalha sem mistério.


Acho até que faço muito com a internet e celular, bem acima das pessoas da minha geração.


Como a vida é cheia de curiosidades, vou contar que quem trouxe o primeiro computador profissional para Cuiabá fui eu.


Era um enorme IMB 1130 que veio da PUC-Rio de Janeiro para o Centro de Tecnologia da UFMT.


Houve necessidade de se construir um laboratório de pé direito alto com super-refrigeração, para alojar a máquina.


Todo mundo aprendeu computação, menos eu, reitor naquela época.


Graças a insistência da minha mulher, aprendi a ‘acender’ e a ‘apagar’ o notebook que ela comprou para seu uso.


Vizinhos, comensais dos sábados, e quem aparecia para me visitar, completaram a ‘minha formação’.


Vou encerrar este texto, pois a mesa está posta, avisa a funcionária.


Gabriel Novis Neves

18-07-2024




Link para notícia do Laboratório de Informática
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.