domingo, 30 de março de 2014

VISÃO DE UM POETA

Há mais de meio século trabalho com mulheres. Como ginecologista, é lógico, serem elas minhas clientes preferenciais.
Acompanho as suas gestações, faço os seus partos e assisto-as profissionalmente com a neo-natologista até o puerpério. Se a criança for uma menina, após esse período de resguardo, que tem a duração de quarenta dias, a recém-nata é entregue aos cuidados de uma pediatra-puericulturista.
Na adolescência recebo-a de volta definitivamente. É outro ciclo de experiências que tem início, pois, os seres humanos são todos muito diferenciados, de acordo com a sua geração.
Essa é outra coisa fascinante desse meu trabalho, lidar com as diferenças e conflitos familiares de diferentes épocas.
A mãe continua desfilando ao seu ginecologista as preocupações normais das várias fases deste ciclo biológico, que se inicia com o nascimento e, um dia, se exaure.
A morte não existe, mas sim, o encerramento da nossa existência. Essa denominação de morte faz parte da nossa cultura religiosa e devemos respeitar.
Não existe uma verdade, como não existe uma só religião, que é uma forma de atingirmos o bem.
Esta é a visão superficial de um médico no seu contato permanente com as mulheres, esses seres humanos tão diferenciados e iguais nos seus temores e fantasias.
E o poeta que sempre cantou o amor encantando as mulheres de todas as idades?
Vale a pena saber como Vinícius de Moraes se inspirava nos mais lindos poemas sobre as mulheres, emocionando gerações de pessoas.
“Há mulheres altas e mulheres baixas; mulheres bonitas e mulheres feias; mulheres gordas e mulheres magras; mulheres caseiras e mulheres rueiras; mulheres fecundas e mulheres estéreis; mulheres primíparas e mulheres multíparas; mulheres extrovertidas e mulheres inconsúteis; mulheres suaves e mulheres wagnerianas; mulheres simples e mulheres fatais – mulheres de toda sorte de mulheres no nosso mundo de homens”.
Será que depois de tantos detalhes visto pelo poeta o ginecologista será mais valorizado por trabalhar com tanta complexidade?
Não existem mulheres invejosas, apenas mulheres que gostariam de ser a outra.
Todas são encantadoras, simpáticas, atraentes, cativantes nas suas emoções de dar vida a uma simples célula humana.

Gabriel Novis Neves
24-01-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.